A Associação de Jogadores Profissionais de Counter-Strike (CSPPA) anunciou durante o dia de hoje a criação de um novo ranking mundial de CS:GO, tendo em vista ser o mais justo possível para os jogadores e para a sua saúde.

Os rankings atuais incentivam as equipas a disputar o máximo de torneios possíveis, e a CSPPA aponta como principal falha destes rankings, o facto de não defenderem uma equipa que opte por não disputar um torneio para que os seus jogadores possam descansar. Assim sendo, a associação decidiu criar um ranking que seja mais justo e permita aos jogadores um melhor balanço profissional e pessoal.

A primeira edição do ranking mundial da CSPPA terá em conta as seguintes bases:

  • Não irá penalizar uma equipa que não participe num torneio devido a doença, problemas de saúde metal, ou qualquer outro tipo de lesão;
  • Qualquer torneio realizado nas pausas competitivas estipuladas (Verão e Natal) não irá ser contabilizado neste ranking;
  • O ranking terá como base os torneios que forem disputados durante um longo período de tempo;
  • Os jogos em BO1 não irão ser contabilizados.

Para além disso, os rankings que existem na atualidade não são claros quanto às regras para ganhar pontos. O ranking da CSPPA tem estabelecido um livro de regras que está disponível no site da Associação com todas as regras que este ranking abrange. 

Segundo este ranking, as 10 melhores equipas da atualidade são:

1.  Evil Geniuses
2.  Natus Vincere
3.  FURIA
4.  G2
5.  BIG
6.  Vitality
7.  Gen.G
8.  MIBR
9.  Liquid
10.  fnatic

O ranking pode ser consulto na sua íntegra aqui.