A Riot anunciou nesta tarde o VALORANT Champions Tour, circuito que vai ocupar a maioria do ano de 2021 com competição regional e, em dezembro, o VALORANT Champions internacional.

Ao longo das últimas semanas a Riot tem recolhido feedback sobre o que se quer ver no VALORANT para 2021 e listaram três das coisas que a comunidade e os jogadores querem e gostam: um calendário fácil de seguir, qualificadores abertos e pausas para os jogadores descansarem.

O VALORANT Champions Tour divide-se em três fases críticas: o VALORANT Challengers, competição aberta regional; o VALORANT Masters, competição regional de topo que qualifica as equipas para a fase final; o VALORANT Champions, a versão de Worlds do VALORANT.

Os Challengers englobam 6 semanas, havendo 3 torneios nesse período. Três qualificadores abertos levam a três fins-de-semana de Challengers com oito equipas cada. O primeiro fim-de-semana conta com oito equipas dos qualificadores, enquanto que o segundo é composto por um top 4 proveniente do qualificador e um top 4 do fim-de-semana anterior, repetindo-se no terceiro fim-de-semana.

Segundo a Riot, os VALORANT Masters estão limitados a nível regional e irão manter um formato como o das Challengers Finals, mas a Riot quer – assim que possível – transformar estes eventos em LANs internacionais. São estes eventos, em três edições, que vão qualificar para o VALORANT Champions.

Ao contrário do First Strike, países como a Turquia vão estar integrados no mesmo torneio que o resto da Europa, o qualificador sendo EMEA e atribuindo 4 lugares para o Champions. Cada VALORANT Masters vai ser jogado com 16 equipas com prémios e pontos, estes últimos contando para a qualificação de 11 equipas para o Champions.

O 12º lugar pertence a quem vencer o Masters final, que está já agendado para meados de setembro, que fica então com um lugar automático e garantido no Champions.  A Riot vai ainda revelar os detalhes de pontos e prémios para cada Masters numa data futura.

As chances não acabam aí, havendo quatro last chance qualifiers. São quatro torneios LCQ que vão criar uma espécie de gauntlet, garantindo mais um lugar a cada região: NA, EMEA, Brasil, LATAM, Japão, SEA e Coreia. No total, NA e EMEA contam com 3 slots, Brasil e SEA com 2 lugares e as restantes regiões contam com apenas uma vaga.

Detalhes específicos quanto ao VALORANT Champions ainda não estão revelados, mas o calendário e a Riot confirmam que o torneio vai durar 2 semanas, começar por novembro/dezembro e vai conter as 16 melhores equipas do mundo.

Há muito mais por saber do VALORANT Champions Tour, nomeadamente prémios, datas específicas e formatos de cada torneio, bem como as inscrições dos três VALORANT Challengers, que devem todos ser anunciados pela Riot nos meses que vêm.