A Riot acaba de anunciar as datas e alguns detalhes do primeiro qualificador para o VALORANT Challengers #1, iniciando o VALORANT Champions Tour.

O dia 11 de fevereiro estava originalmente marcado como o início do VALORANT Champions Tour europeu, mas a data foi entretanto alterada para dia 4 de fevereiro. A Riot anunciou, na íntegra, as datas deste primeiro qualificador e os requisitos.

O registo para o qualificador está aberto já desde as 11h00, apesar do site estar fechado até recentemente. As equipas têm até às 22h59 de domingo, dia 31 de janeiro, para se inscreverem neste qualificador. Seguidamente, serão sujeitos a verificações adicionais no que toca à sua eligibilidade para jogar (anti-cheat).

O qualificador está limitado a 528 equipas, começando às 17h00 do dia 4 de fevereiro e prolongando-se, no caso de haver mais de 256 equipas, até às 20h00. Sendo esses jogos em BO1, os três dias seguintes ocupam-se com séries jogadas em BO3, duas por dia.

Para este torneio e, presumivelmente, todo o Champions Tour, a Riot vai obrigar à instalação de um VALORANT Tournament Client, disponível nos próximos dias. Este Client deverá ser algo semelhante ao Tournament Realm do LoL, onde os jogadores profissionais jogam num ambiente controlado face aos patches constantes do jogo.

Ao contrário do que vimos no First Strike, os requisitos para participar neste qualificador são mais baixos. Enquanto que, nesse torneio, os jogadores teriam de ser Immortal 1, no mínimo, aqui o rank mínimo é Diamond 1. Está sujeito a alteração, mas é o liimte atual para as equipas que quiserem jogar neste torneio.

Mais detalhes, tal como definições de lobby, vetos e os horários em concretos, bem como a realização das próprias inscrições, podem ser todos consultados no site do VALORANT Champions Tour.