No passado dia 11, o presidente e cofundador da Valve, Gabe Newell, foi convidado para passar pelo Sancta Maria College, na Nova Zelândia, onde aproveitou para responder a algumas perguntas do público.

Questionado sobre se a Valve está preparada para atualizar o sistema de anti-cheat de CS:GO, Gabe Newell respondeu que “sim”, afirmando que muito do trabalho que “irão fazer [nesse sentido] é baseado em IA (inteligência artificial)”.

Num vídeo amador e pouco percetível, gravado e carregado pelo utilizador de Reddit Odysseic, o cofundador da Valve continua a falar sobre o desenvolvimento dessa tecnologia IA, referindo que o aparecimento do “humano digital”, em cerca de oito anos, poderá facilitar, por exemplo, o trabalho à volta de sistemas de anti-cheats como o do CS:GO.

Na mesma presença nessa escola neozelandesa, captada também em vídeo, Gabe Newell afirma que a Valve está também a trabalhar em updates para Team Fortress 2, bem como numa presença mais ativa da Steam nas consolas, esta última a ser, provavelmente, anunciada no final deste ano.

De relembrar, o último avanço da Valve no que diz respeito ao sistema de anti-cheat do CS:GO foi feito em junho do ano passado, quando uma atualização ao jogo restringiu com mais força o uso de softwares de terceiros. Ainda assim, muitas têm sido as queixas da comunidade face à presença de cheaters em modos como Matchmaking.