É agora ou nunca. Quatro equipas convidadas, quatro qualificadas. Só duas saem para os EMEA Challengers Playoffs, as outras seis ficam em terra. Está finalizada a lista de equipas para o último Challengers da Europa.

O qualificador fechado começou pouco depois da derrota dos Reject$ no dia 22 de julho. A primeira ronda não nos apresentou resultados muito surpreendentes, talvez a vitória dos Heretics aos NIP 2-1 e a dos TENSTAR 2-1 aos 19esports, mas a partir da segunda o rumo do qualificador foi alterado.

Os Giants marcaram um resultado surpreendente contra os Vitality depois de um mapa dominante e um segundo com quatro overtimes. Uma equipa que até aqui não passava de top 16, com dois stand-ins estava a um jogo da fase final. Os Heretics continuaram a sua boa forma ao derrotar Finest 2-1 numa série que durou mais que quatro horas.


Os Alliance, que procuravam corresponder às expectativas que lhes eram colocadas, foram também derrotados pelos Giants na ronda final 2-0, colocando a organização espanhola na fase final quando ninguém esperava. Os TENSTAR também conseguiram uma vitória surpresa sob a Heretics por 2-0 e alcançaram o evento final.

A lower bracket não correu com surpresas, mas montou um dia final empolgante. Do lado de baixo da bracket, a vaga será decidida entre BIG, Finest e Alliance. Do outro lado? NIP, Vitality ou Heretics. Apenas uma destas três grandes equipas acabou o dia viva.

Os BIG surpreenderam os Finest 2-1, enquanto que os Vitality derrotaram os NIP 2-1 numa série de quase quatro horas. Seguiu-se uma vitória 2-0 dos Alliance sobre os BIG

As oito equipas no Stage 3: Challengers 2 da Europa vão lutar pelo top 4, que os garante lugar nos EMEA Challengers Playoffs. Daí, caso fiquem no top 4 de novo, garantem bilhetes para o Masters Berlim em setembro. A lista inteira de equipas do último Challengers europeu é:

Rix.GG Thunder BDS
Liquid Fnatic
Giants TENSTAR
Alliance Vitality