Um dia que ficará para sempre na memória dos portugueses e brasileiros: há cinco anos, Ricardo "fox" Pacheco terminou no top 4 do ELEAGUE Major 2017, ao lado da SK Gaming. Este foi o último o último Major que o português pisou.

Em agosto de 2016, o AWPer português viria a ser substituído por Aleksi "allu" Jalli no alinhamento principal da FaZe e no final desse mesmo ano recebeu o convite para ajudar a SK. O conjunto brasileiro separou-se de Lincoln "fnx" Lau e estava com menos um jogador.

Antes do campeonato do mundo, fox teve a oportunidade de disputar outro torneio – as finais da segunda temporada da ECS. A equipa de Gabriel "FalleN" Toledo ultrapassou a fase de grupos, mas viria a perder nas meias finais perante a Astralis, por 2-0.

O primeiro Major do ano de 2017 chegou no dia 22 de janeiro e o estatuto de Legends valeu uma entrada direta para o formato suíço principal. A estreia do conjunto luso-brasileiro aconteceu contra a HellRaisers, que terminou com uma vitória clara para a SK.

A equipa progrediu para a ronda de apuramento, com o registo de 2 vitórias, mas falhou a primeira oportunidade perante a NAVI. Na quarta ronda o mapa repetiu-se, Dust 2, mas o adversário seria a dinamarquesa Astralis.

O emblema que viria a vencer o Major, no entanto, não conseguiu derrotar os vencedores do ESL One Cologne 2016, após uma partida que teve de ser decidida em overtime. Foi também nesta partida que Ricardo "zorlaK" Sousa fica eternizado com a célebre frase: "Eu vi-o de faca na mão, eu já sabia. Disse na base." após uma excelente entry kill de fox no long do Dust2 na ronda decisiva do prolongamento.

Chegaram os playoffs e para ironia do destino, a SK foi emparelhada com a FaZe – antiga equipa de fox – nos quartos de final. Mirage terminou com uma vitória folgada para o lado da FaZe, mas nos dois mapas seguintes, a organização estadunidense somou 8 rondas no total. Ricardo Pacheco fechou a série com 1.28 de rating.

O gosto amargo da derrota chegaria nas meias finais, contra a Virtus.pro. A SK perderia Train, a sua escolha, num mapa que levado ao prolongamento e decidido em detalhes. De seguida, cobblestone manteve a tendência. Mais um mapa extreamamente equilibrado terminou com a vitória da equipa polaca, na 30ª ronda, desfazendo a esperança lusa de chegar à final.

Apesar da derrota, aquilo que a SK fez com um "Stand-in" foi uma excelente campanha. Perante um Fox Theatre lotado, todos os elementos da SK fizeram questão de homenagear o esforço Ricardo "fox" Pacheco ainda em cima do palco.

A transferência de fox, a título definitivo, para a SK nunca se viria a concretizar e este foi o último Major disputado pelo veterano português. 

Fotografia HLTV.org