Foto: HLTV

Depois de ter vencido a Apeks ainda este domingo, a 9z defrontou a 5yclone por um lugar nos playoffs da ESL Pro League Season 18. A turma sul-americana venceu e assegurou a continuidade em competição (2-1).

Antes da 9z garantir a passagem aos playoffs, a ESL Pro League Season 18 protagonizou um duelo frenético entre NAVI e FaZe na Upper Final do Grupo C. Aqui, o vencedor assegurava a passagem direta aos quartos de final. Esta série deu-se início no mapa escolhido pela NAVI, Anubis. Num encontro onde, à priori, se esperava um equilíbrio entre as duas equipas, o desfecho indicou o contrário. Neste primeiro mapa, a NAVI dominou todos os aspetos do encontro. Ao intervalo, a organização ucraniana vencia por 11-4 e a FaZe parecia não entrar no jogo. O restante encontro teve apenas um sentido, com a NAVI a colocar cinco rondas de rajada no segundo tempo (16-4).

Já em Nuke, mapa escolhido pela FaZe, esperava-se outra cara da equipa comandada por FinnkarriganAndersen. No primeiro tempo, a NAVI voltou a controlar e chegou ao intervalo com uma vantagem de três rondas (9-6). Já na segunda parte, apareceu a até então adormecida FaZe. O lineup internacional chegou a estar por cima no duelo, mas a NAVI demonstrava uma resiliência impressionante. O conjunto de Oleksandr s1mpleKostyliev e companhia venceu e convenceu frente a uma das equipas mais completas do cenário (16-13).

Dia de sonho para a 9z, que vence dois encontros e garante os playoffs

O último encontro deste Grupo C colocou 9z e 5yclone frente a frente. O vencedor deste encontro asseguraria a continuidade na ESL Pro League Season 18. O primeiro duelo desta série deu-se em Overpass, mapa escolhido pela 9z. Aqui, a turma sul-americana foi surpreendida pela disciplina chinesa. A 5yclone realizou um primeiro tempo quase perfeito e, com uma vantagem de nove rondas ao intervalo (12-3), a equipa asiática venceu o mapa confortavelmente (16-6).

Depois de um primeiro mapa surpreendente, a 9z tomou conta das rédeas desta série. Em Inferno, mapa escolhido pelo conjunto latino, o encontro teve duas histórias diferentes. Ao intervalo, o marcador assinalava um equilíbrio evidente, com as duas equipas a lutarem pela vitória incomensuravelmente (8-7). Já no segundo, a história mudou totalmente de rumo. A 9z não perdeu qualquer ronda a atacar e, de forma sublime, levou todas as decisões para o último mapa (16-8).

Em Nuke, mapa eleito para decidir a série, a 9z tomou controlo do encontro. Na primeira parte, a 5yclone não foi capaz de segurar as ofensivas da turma sul-americana e partiu para o lado defensivo do mapa com uma desvantagem de cinco rondas (10-5). Já no segundo tempo esperava-se uma reação asiática, mas a mesma não se sucedeu. A 9z estava endiabrada e, com os olhos postos nos playoffs, não deu qualquer hipótese a uma surpresa no servidor (16-6).