dr_jivagos lançou um comunicado, que aliás já é visível em vários sites sobre a situação complicada para Portugal na European Nations Championship (FIFA). Ora leiam:


COMUNICADO

Team Portugal Fifa – Link

dr_jivagos: Após vários dias a ponderar todas as situações que têm ocorrido na presente edição da ENC – European Nations Championship, competição organizada pela ESL – www.esl.eu a equipa técnica da selecção nacional tomou a decisão de abandonar essa mesma competição, porque não aceitamos várias situações que têm ocorrido na fase final da prova. Sendo sempre uma decisão complicada e difícil de tomar, pois entrámos nesta competição para ganhar e estávamos em excelente posição para garantir a presença na final offline na Alemanha. Os motivos que nos levaram a esta tomada de posição foram os seguintes:

1. Admin de jogos – Portugal vs Alemanha foi realizado com um admin Alemão (tal está proibido claramente nas regras da competição), o qual tomou diversas medidas que prejudicaram a selecção nacional. A principal e mais escandalosa, foi quando Portugal publicou o seu lineup às 17.31 (1 minuto depois do prazo previsto mas é um timing que nunca sabemos se passamos ou não) o admin alemão de seu nome Stonygan alterou o lineup português pois dizia ele que nós tínhamos visto o lineup Alemão e ajustámos o nosso lineup aquela situação (coisa que é completamente falsa pois tal não é possível).

2. Conflito Portugal vs Alemanha – Após o final do jogo, e após Portugal empatar o jogo 10-10, os Alemães decidiram protestar o jogo alegadamente por Portugal provocar LAG nos seus jogos e assim tirar partido dessa situação. Ora Portugal apresentou todos os lagdetects (e todos provaram que estava tudo correcto) excepto o do jogador Renato, o qual apresentou um erro alheio a este pois foi o programa em si que deu erro, não podendo ser-lhe imputadas qualquer tipo de culpas. Lembramos que o resultado dos jogos com o Renato foi de 2:2 ou seja ganhou 1 jogo e perdeu 1 jogo. A decisão que os admins estão a forçar é a de que o Renato deve repetir APENAS o jogo que ganhou, pois o outro não é preciso repetir. Notamos nesta decisão uma maneira artística de a Alemanha ter uma segunda tentativa para vencer o jogo, o qual não podemos nunca aceitar. Se houve problemas de lag foram em AMBOS os jogos e não apenas peculiarmente no jogo que o Renato ganhou. Após a leitura da regra acerca do Lagdetect, não vislumbramos qualquer penalização para o não uso desta ferramenta. Apenas dizem que devemos apresentá-lo caso seja solicitado, mas não é informado a penalização no caso de não ser apresentado.

3. Conflito Portugal vs Alemanha – O admin do conflito está a ser um alemão, situação pela qual não poderemos nunca aceitar. Alemães decidirem conflitos de Alemães nunca poderá dar decisões isentas.

4. Lagdetect – Detectámos que apenas os admins Alemães têm acesso ao leitor dos log´s gerados pelo lagdetect, e não havendo qualquer publicação de screenshots dos resultados dos mesmos, nunca ninguém saberá a veracidade das decisões tomadas pelos mesmos, pois fica tudo entre alemães, nao havendo qualquer admin de outro país com essa possibilidade.

5. Portugal vs Hungria – O jogador KL_Boy foi penalizado com 4 pp devido a ter faltado a 2 jogos de CAROM3d (Snooker) 3 dias antes da partida vendo a sua conta na ESL bloqueada. Solicitámos esclarecimentos perante o Tournament Director Niels acerca do assunto, perguntando se o nosso jogador poderia ser utilizado pois não fazia muito sentido ele estar bloqueado devido a um jogo de Snooker e não poder jogar FIFA. A resposta foi positiva, ou seja foi-nos indicado que ele poderia jogar. Na hora do jogo, e após os admins de jogo verificarem que ele estava no lineup, obrigaram os responsáveis por Portugal a retira-lo de jogo, pois diziam que ele não podia jogar. De notar que de novo foi o mesmo admin Alemão Stonygan que tomou essa decisão em cima da hora de jogo, algo que mais uma vez não podemos aceitar, pois pelos vistos andam a gozar com o nosso trabalho. Fomos obrigados a utilizar um substituto que não estava escalonado para o jogo, causando danos graves para a prestação idealizada pelos seleccionadores.

É com enorme tristeza tomamos esta decisão de abandonar a competição, mas não podemos pactuar com organizações parciais e mal estruturadas.


(Update)

A organização da ESL Nations Cup responde ao abandono por parte da seleccção na competição.
Podem ler tudo clicando (aqui).