Numa altura em que a dança das cadeiras parece estar a monopolizar as notícias, com elementos de equipas a saltitarem de casa em casa, com projectos a nascer, a cair, a crescer e a desaparecer, heis que surge um projecto 100% português que poderá ajudar uns e outros a gerir uma equipa profissional de Counter-Strike, jogando um jogo onde se pode fazer de tudo um pouco, numa perspectiva de “management“.
Para quem ainda não conhece o HeadShot, poder-se-á, numa primeira abordagem, dizer que será equivalente ao conhecido CSManager. Mas não é. E para tirar essas e outras dúvidas estivemos à conversa com o programador analista Filipe Moura, 27 anos, de V.N.Gaia, conhecido também como Supermoura.
Boas Filipe, descreve sucintamente, para os nossos leitores, o que é o HeadShot.
Boas. O “HeadShot” (HS) é um manager de Counter-Strike Web Based. É um jogo unicamente online. Cada utilizador é manager e responsável pelo seu clan.
Ser manager inclui tarefas como gerir jogadores (comprar, vender, treinar, controlar e pesquisar e apadrinhar jogadores jovens), patrocinadores, finanças do clan, tácticas de jogos, hardware, estatuto do clan (amador, semi-profissional e profissional), etc.
Cada clan está inserido numa liga com outros clans e, paralelamente, existem ainda torneios, jogos amigáveis, bootcamps e lan partys, sendo que algumas destas particularidades não estão, ainda, disponíveis.
Para os que ainda não conhecem o projecto irão cola-lo ao CSManager… Quais as grandes diferenças?
Na verdade, nunca vi o CSM. Apesar das ideias que poderia vir a ter, se o visse, poderia também cair no erro de igualar algumas funcionalidades, e ao faze-lo, acabaria por criar um paralelismo indesejado.
A maior vantagem do “HS” é ser completamente grátis para o utilizador.
No que diz respeito às diferenças, e de acordo com os utilizadores já registados, estas centram-se no facto de o “HS” estar mais real e com mais funcionalidades.
Alias, esse foi um dos critérios-base da concepção do projecto: A realidade.
De momento, ainda não tenho disponível um motor para visualizar os jogos, funcionalidade disponível no CSM, mas é apenas uma questão de tempo.
Tentei, também, implementar nos jogadores uma espécie de Inteligência Artificial, que consiste em atribuir aos jogadores uma personalidade própria. Por exemplo, se for escolhido um líder um jogador sem o perfil adequado para exercer essa função, pode acabar por desmotivar a equipa, fazendo até com que os outros jogadores abandonem o clan.
O HS já existe à algum tempo. o que te fez ressuscita-lo nesta fase?
Realmente, o “HeadShot” foi iniciado no verão de 2003, quando o comecei a idealizar e a programá-lo. Entretanto, a meio do projecto convidei 2 colegas para me ajudarem a desenvolver o projecto, (Paulo Ramalho AKA BlackRussian e o Bruno AKA c1v1um, que desde já lhes mando um grande abraço pela dedicação e empenho enquanto trabalhamos juntos) e conseguimos colocar o “HS” na versão beta em janeiro de 2004.
No entanto, passado uns meses o hosting faliu e perdemos código e base de dados, ficando apenas com backups antigos e incompatíveis. Passados uns meses, acabamos por nos separar geograficamente por motivos profissionais, e o HeadShot teve de “hibernar”.
Contudo, a vontade de levar este projecto adiante, fez com que em Julho passado recomeçasse tudo de raiz.
Apesar de ainda em fase de beta testing, os nossos leitores já podem começar a joga-lo?
Sim, os leitores já se poderão registar em http://headshot.com.pt, criar uma conta e jogar. Já existem cerca de 300 utilizadores registados e empolgados, sempre a dar dicas e sugestões. Têm vindo a ajudar bastante e são muito compreensivos, na medida em que sabem que o “HS” se encontra em versão beta, e como tal, ainda não estão disponíveis todas as funcionalidades.
Gostaria de salientar que o motivo pelo qual ainda não estão todas as funcionalidades online, se prende com o facto de este ser um projecto pessoal, e que a minha vida profissional apenas me permite dedicar cerca de 3 horas diárias ao “HS“.
A expansão para o estrangeiro está prevista?
Sim, de momento a tradução para inglês está a ficar concluída, e já temos a versão de “português do brasil” funcional.
A esse nível, gostaria de tentar levar o “HS” além fronteiras, para que jogadores de outros países o jogassem e contribuíssem com digas e sugestões para a sua evolução, tornando o “HS” mais universal.
Que conselhos dás para os novos jogadores de HS?
Em primeiro lugar para terem muita paciência e compreensão por ainda não estar tudo implementado. Depois, quando estiverem a jogar, tentem adaptar isto a um contexto real. As opções, à partida, mais básicas do “HeadShot” podem tornar-se facilmente num pesadelo se não seguirem esta regra (hihihi).
Dúvidas/sugestões? Como podem chegar a ti?
Podem contactar-me através do meu email pessoal [email protected] ou msn [email protected].
Podem também utilizar para ajuda, sugestões, etc.
Estejam à vontade e disponham.
Últimas palavras/Agradecimentos
Gostaria de agradecer a todos os que têm ajudado na evolução do jogo, todas as pessoas registadas e agradecer especialmente ao Kay, Gha0k e THE_TACTICAL pelo ajuda dispensada.
Obrigado ao Fraglíder por todo o apoio que tem demonstrado para que o projecto siga avante.
Vamos ver se conseguimos lançar isto o mais rapidamente para podermos desfrutar do jogo.