Teve lugar no passado fim de semana em Nova Iorque, as finais da World Series of Video Games, edição 2006. Sem dúvida que desde o ínicio se afirmaram um projecto com bases e objectivos bem definidos, destinado ao sucesso e à evolução dos desportos electrónicos. Desde a inclusão de jogos de consola até ao recente acordo entre empresas do ramo da televisão e entretenimento (CBS, CSTV e GamePlay HD), a WSVG tem-se regido pelo melhoramento das condições oferecidas aos jogadores, tanto a nível de hardware, como prémios, publicidade e exposição à sociedade em geral.

A WSVG 2006 foi constituída por um total de 6 eventos internacionais, um dos quais acabou por não contar para o rank internacional das equipas, e claro, a Final.

WSVG Lanwar – 15 a 18 de Junho, Louisville, EUA
WSVG Dreamhack – 17 a 19 Junho, Jonkoping, Suécia
Intel Summer Championships – 5 a 9 Julho, Dallas, EUA
WSVG China – 22 a 24 Setembro, Beijing, China
WSVG United Kingdom – 13 a 15 Outubro, Londres, Inglaterra

WSVG Finals – 9 a 11 de Dezembro, Nova Iorque, EUA

Embora também tenha sido realizado um evento no Brazil, denominado WSVG Brazil, a coincidência de datas entre o evento e a QuakeCon 2006 levou os organizadores a decidir adiar para data definida, o que acabou por se mostrar um cancelamento. No entanto, o evento em si decorreu sobre a forma de invite only onde a equipa vencedora da ESWC 2006 mibr alcançou a vitória.


Classificação Final

1. Alternate aTTaX – $50,000 + 5 Relógios Rolex
2. Team 3D – $25,000
3. Fnatic – $10,000
4. Pandemic
5-6. SK-Gaming
5-6. Hacker Gaming
7-8. compLexity
7-8. Ninjas in Pyjamas
9-10. Pentagram
9-10. wNv.cn

Os vencedores da WSVG 2006 apresentam-se com uma equipa diferente, entrando em Nova Iorque com roman, actualmente a representar a equipa a-Losers e Kapio, que até ao momento ocupava a posição de sexto jogador na equipa. Sem perder um único jogo, chegaram á final encontrando de novo Team 3D, os quais tinham sido enviados para a Lower Bracket pelos mesmos aTTaX. Uma final bem disputada entre as duas equipas que mostraram um nível de jogo semelhante em Inferno, sendo o resultado final a favor da equipa alemã por 21-16.

Sem dúvida de denotar a fraca prestação dos dois primeiros lugares da World Cyber Games 2006. Tanto os vencedores Pentagram como a equipa sueca Ninjas in Pyjamas. No que toca á equipa polaca, após vencer os chineses wNv, viram-se de novo frente a frente aos NiP em Nuke, único jogo que os Pentagram perderam durante todo a Grande Final do WCG 2006. A história voltou-se a repetir mas desta vez nao houve 2º mapa e eram os polacos os primeiros a abandonar a competição, seguidos dos wNv após terem sido derrotados pela powerhouse Norte-Americana compLexity. No entanto isto não quebro a maré de azar de Inferno e frente aos teoricamente acessíveis Pandemic, mais uma chapa 16-02 marcou a fraca prestação de um dos potenciais vencedores.

Em branco certamente não ficará a performance dos Pandemic. Após serem enviados pela segunda classificada, Team 3D, para a Lower Bracket, foram capazes de eliminar equipas bem mais experientes nestas andanças como NiP e Hacker Gaming, sendo posteriormente derrotados frente a uns fortes Fnatic, os quais futuramente alcançariam o 3º lugar, merecido prémio após 1 mês de pura adrenalina, muito treino e certamente diversão quando toda a equipa foi “fechada” dentro de um apartamento durante pouco mais de um mês onde eles, e passo a citar, “comeram, dormiram e respiraram CounterStrike”. Um 4º lugar que serve quase como tributo às recentes boas prestações e resultados dos Pandemic a nível nacional.


Classificação Final

1. Grubby – $20,000, Relógio Rolex
2. Sweet – $10,000
3. FoV – $5,000
4. ShortRound
5-6. Giacomo
5-6. Nilknarf
7. SaSe

Não foi permitida a entrada em solo Americano por parte da Embaixada dos EUA em Moscovo ao jogador da organização SK-Gaming, Deadman, devido ao mesmo não demonstrar provas válidas de que tencionava regressar ao seus país natal após o evento, razão que não foi aceite pela equipa e jogadores. Mesmo após a intervenção da ATI no processo e após o fracasso da primeira audiência, uma segunda acabou por ser marcada mas mais uma vez todo o processo falhou após a Embaixada ter alegado um problema informático e mais uma vez, ter sido negada a autorização que lhe permitiria entrar em solo Norte-Americano.

Numa olhadela rápida pelo torneio e já descartando a notável ausência de um dos fortes candidatos, de referenciar a viragem do jogo por parte de Grubby. Após ser relegado para a final da Lower Bracket pelo próprio Sweet por 2-1, este derrota FoV o qual tinha sido derrotado logo no seu primeiro jogo frente a Nilknarf, mas que no entanto conseguiu alcançar a final da Lower Bracket e, consequentemente á derrota frente a Grubby, o 3º lugar da WSVG 2006. Já Grubby pareceu ganhar uma boa dose de moral após a vitória sobre FoV e praticamente manda Sweet para o 2º lugar com 2-0 / 2-1, arrecadando assim cerca de $20,000, um Relógio Rolex e um computador topo de gama, oferecido a todos os participantes da Final do WSVG.


Classificação Final

1. Toxic – $20,000 + Relógio Rolex
2. Fatal1ty – $10,000
3. socrates_ – $5,000
4. cooler
5-6. stermy
5-6. Ztrider
7-8. TooGooD
7-8. LoSt-CaUsE

Claro favorito na vitória deste torneio, Toxic mantém a serie intacta de 6 vitórias nos últimos 6 eventos em que participou. O jogador profissional mais conhecido do mundo junta-se à lista dos poucos que lhe conseguiram roubar um mapa durante um evento profissional e à lista ainda mais pequenas daqueles que lhe venceram um set. Fatal1ty foi enviado para a Lower Bracket ao 2º round de competição. Após uma vitória sobre Ztrider e o russo cooller, tira socrates_ do caminho para se encontrar de novo com o Quaker do ano.

Após lhe ter roubado o primeiro set por 2-0, Fatal1ity e a enorme multidão que o aplaudia e apoiava durante praticamente todo o evento calaram-se ao ver o campeão do CPL World Tour 2005 perder 2-1 frente a um Toxic “normal”. Num artigo publicado no site GGL.com, GGL|Carmac descreve uma pequena parte do último encontro entre os dois. Após jogos e jogos ouvindo uma multidão de fãs e apoiantes a torcer pelo adversário, Toxic levava uma clara vantagem após 10 minutos de jogo quando Fatal1ty consegue a sua primeira frag. O relaxamento do sueco era tanto que parou para escrever “It’s quiet in the studio“. Após o soar da campainha que dava como terminado o jogo, uma enorme ovação ao campeão tomou de assalto o estúdio de gravações onde decorriam os jogos.


Se estás interessado em rever cada um dos qualificadores para o World Series of Video Games 2006, podes encontrar quase tudo em GamePlayHD.com.

Vídeos de alta definição disponíveis ao público, fruto de uma parceria recentemente alcançada pela WSVG ( Press Release @ thewsvg.com ). Podes encontrar a agenda de todos os eventos em thwsvg.com.

Até ao momento não existe qualquer informação sobre a edição de 2007, mantenham-se atentos ao site oficial da competição.

O Fraglider™ dá os parabéns aos vencedores da WSVG 2006!