BLAST.tv Paris Major 2023 vai marcar o fim de uma era na história do Counter-Strike, já que é o último torneio Major a disputar-se no Counter-Strike: Global Offensive (CSGO). Na hora da despedida da versão do jogo que vai dar lugar ao Counter-Strike 2 (CS2), as contas traduzem-se em 19 torneios da categoria Major realizados nos últimos dez anos de CS:GO, sendo que apenas cinco jogadores que estiveram presentes no primeiro vão também estar no último.

O nome que mais depressa salta à cabeça é naturalmente o de Peter “dupreeh” Rasmussen, não fosse o dinamarquês o único jogador que esteve em todos os torneios Major no CS:GO. O jogador nórdico e a Vitality vão estar em Paris, dez anos depois da DreamHack Winter 2013, o primeiro Major disputado no CS:GO e que teve dupreeh presente com a Copenhagen Wolves.

Outro jogador da Dinamarca que jogou em Jönköping em 2013 e se prepara para jogar em Paris em 2023 é Finn “karrigan” Andersen. O in-game leader vai chegar à capital francesa com as cores da FaZe, mas no primeiro Major jogou pela n!faculty ao lado de, por exemplo, Lukas “gla1ve” Rossander, que não conseguiu apurar-se com a Astralis para o último torneio da categoria antes da transição para o CS2.

A nossa jornada continua até parar num jogador que vai estar em casa neste Major: Dan “apEX” Madesclaire. O atual in-game leader da Vitality é um dos jogadores que esteve no primeiro e último Major de CS:GO, tendo jogado a DreamHack Winter 2013 ao serviço da Clan-Mystik. Nessa equipa estavam também Fabien “kioShiMa” Fiey ou o polémico Hovik “KQLY” Tovmassian.

Não podíamos contar com uma estatística destas e não ter um jogador sueco envolvido e Freddy “KRIMZ” Johansson surge a representar um dos países com mais história na modalidade. O veterano jogador de 29 anos garantiu o apuramento para a Legends Stage em Paris com a fnatic, cerca de dez anos depois de ter disputado o primeiro Major de CS:GO com as cores da LGB.

A fechar as contas está mais um dinamarquês: Casper “cadiaN” Møller. Embora a carreira do AWPer tenha tido uma ascensão meteórica nos últimos anos com o ingresso na Heroic, o mesmo esteve também presente no Major de estreia com a modesta Xapso.

Os jogadores que estiveram no primeiro e vão estar no último Major de CS:GO:

Jogador Equipa na DreamHack Winter 2013 Equipa no BLAST.tv Paris Major 2023
Peter “dupreeh” Rasmussen  Copenhagen Wolves Vitality
Finn “karrigan” Andersen  n!faculty FaZe
Casper “cadiaN” Møller  Xapso Heroic
Freddy “KRIMZ” Johansson  LGB fnatic
Dan “apEX” Madesclaire  Clan-Mystik Vitality

 

BLAST.tv Paris Major 2023 arranca na próxima segunda-feira (8) com a Challengers Stage, que se disputa ao longo dos primeiros três dias do torneio. Equipas como G2 e FaZe vão entrar em prova já nesta primeira fase.