Quando o BLAST Paris Major 2023 arrancou, as equipas de Monte, Apeks e Into the Breach eram três das seis em estreia em torneios Major, juntamente com TheMongolz, Fluxo e 9INE. Uma semana depois, os três conjuntos escreveram um verdadeiro conto de fadas e estão apurados para os play-offs naquele que é o seu primeiro Major.
Para Monte e Apeks, a história começou na Challengers Stage, a primeira fase de todas. E se a equipa de Joakim “jkaem” Myrbostad encaminhou desde cedo o apuramento, com vitórias sobre Liquid e Grayhound, a Monte teve que sobreviver à montanha russa. Ao desaire com FaZe seguiu-se a vitória sobre a Fluxo, antes de nova derrota com a FORZE que deixou os ucranianos a enfrentar as séries BO3 com um registo de 1-2.
Entrados nos BO3, a Apeks perdeu a primeira chance de apuramento com um desaire frente à G2, mas bateu a paiN logo a seguir para agarrar a segunda oportunidade. A Monte, por outro lado, jogava primeiro para não ser eliminada e superou o primeiro obstáculo, a TheMongolz, antes de derrotar a paiN para também conseguir o apuramento.
Veio a Legends Stage e as duas equipas juntaram-se à Into the Breach, de Gustavo “Juve” Alexandre, que teve acesso direto à mesma devido à prestação no torneio RMR europeu. E uma vez mais, os underdogs brilharam: a Monte derrotou FURIA e fnatic e nem o desaire frente à Vitality abalou os ucranianos, que bateram depois os compatriotas da NAVI para continuar a chocar a comunidade.
Para Apeks e Into the Breach, a história demorou mais um dia a ser escrita. As duas equipas até se cruzaram nesta fase, com vitória da Apeks, mas depois ainda tiveram que jogar mais quatro partidas. Ao desaire com a Heroic, a Apeks respondeu com uma vitória sobre a Bad News Eagles e foi depois empurrada para a quinta ronda com uma derrota frente à GamerLegion, mas manteve a frieza para derrotar esta noite a NIP num duelo com contornos épicos.
A ITB, por outro lado, reagiu ao primeiro desaire com o emblema norueguês com vitórias surpreendentes sobre FaZe e ENCE. Com duas chances para garantir o apuramento, a organização britânica viu a primeira fugir no duelo com a Liquid, mas deu esta terça-feira a volta à fnatic para colocar o cenário britânico no mapa no último Major de CS:GO.
Daqui em diante, ninguém sabe onde podem chegar os três conjuntos. Terminem nos quartos de final ou não, as aventuras destas três formações ficam guardadas na história dos Major, com a era CS:GO a terminar com três estreantes a surpreenderem o Mundo e a atingir o maior palco de todos.