A Vitality conquistou este domingo (21) o último Major de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o BLAST Paris Major 2023. O emblema francês celebrou em casa, após ter derrotado a GamerLegion na grande final por 2-0.
Olhando ao veto, Overpass podia ser a diferença entre uma vitória por 2-0 da Vitality ou uma disputa de três mapas e com tudo em aberto até à última. O mapa inaugural era de importância extrema para a GamerLegion, mas a equipa não esteve à altura do momento. Um T side muito frouxo rendeu apenas quatro rondas à equipa menor cotada, que depois também não teve a arte e o engenho para reverter a situação no CT side. Embora tenha ganho os dois pistol rounds, a GamerLegion cedeu por 6-16 para uma Vitality a funcionar em pleno.
O segundo mapa da série foi Nuke e aqui as probabilidades estavam tudo menos a favor da GamerLegion. A Vitality estava em território muito confortável — dez vitórias consecutivas no mapa — e a missão prometia ser árdua para a equipa de Kamil “siuhy” Szkaradek. Ainda assim, novo pistol round para a GamerLegion foi o arranque ideal para uma primeira parte muito bem conseguida, com destaque individual para Mihai “iM” Ivan. Ao intervalo, 10-5 a favor do underdog.
Na mudança de lados, a Vitality subiu o nível logo na fase inicial. A equipa de Mathieu “ZywOo” Herbaut venceu o pistol round e capitalizou em quatro das cinco primeiras rondas para encurtar a diferença para 11-9. Sempre que a equipa da casa se aproximava, a GamerLegion arranjava forma de furar a defesa adversária e manter-se na frente do placard, mas o empate chegou por fim na ronda 26 (13-13).
Na altura de todas as decisões, a equipa de Dan “apEX” Madesclaire não claudicou. Assim que passou para a frente do marcador, a Vitality não voltou a sair de lá e fechou a série com um 16-13 para selar a conquista do troféu.
Em Paris, uma era terminou esta tarde e a Vitality ascendeu, por fim, ao trono com que sempre sonhou desde que adicionou Emil “Magisk” Reif e Peter “dupreeh” Rasmussen ao quinteto. O maior torneio da modalidade vai regressar apenas em 2024, já na versão Counter-Strike 2.