Este domingo, Oleksandr Zinchenko, jogador de futebol, que atua no Arsenal, anunciou o seu ingresso no mundo dos esports. O jogador ucraniano terá investido numa equipa de Counter-Strike do seu país.

“A Passion UA ​​nasceu do meu amor profundo pelos jogos e do meu desejo de contribuir para o crescimento dos desportos eletrónicos no meu país natal, a Ucrânia. Optamos pelo Passion UA ​​porque está no nosso sangue ucraniano, essa paixão de fazer algo”, pode ler-se num comunicado partilhado no site da organização.

A equipa de Counter-Strike será liderada por Mikhaylo ⁠Kane⁠ Blagin, técnico de 37 anos que já esteve ao serviço de equipas como NAVI, Gambit e FlipSid3 Tactics. A ele juntam-se cinco jovens ucranianos que pretendem elevar o nome do seu país lá fora.

O lineup da Passion UA:

Kyryl “marat2k⁠” Samsoniuk
Dmytro “jambo⁠” Semera
Vsevolod “s-chilla⁠” Shchurov
Nikita “jackasmo⁠” Skyba
Eduard “zeRRoFIX⁠” Petrovskyi

Numa entrevista dada à HLTV, Oleksandr Zinchenko mostrou ambição de chegar longe: “O sonho e o objetivo é jogar ao mais alto nível e nas maiores competições, mas é claro que precisamos começar de algum lugar”.

Apesar de ainda não se ter estreado sob o nome de Passion UA, o lineup ucraniano já se encontra junto e inclusive, no qualificador para o IEM Sydney 2023, eliminaram equipas como a Sprout e a Movistar Riders.