Capitão da equipa k1ck eSports há pouco mais de um ano, dispensa apresentações, Hélder Sancho já conquistou tudo o que havia para conquistar em Portugal.

Representou o país nas três principais competições internacionais (ESWC, WCG e KODE5), Dreamhack e Gamegune, dominando por completo o panorama nacional nos últimos tempos.

O arranque para 2010 trouxe alterações à estrutura da equipa. Quase um ano depois da sua saída, Tiago “weapoN” Pacheco regressa ao grupo que o viu crescer e com quem mais se identifica, ocupando o lugar deixado vago por Fernando “spec” Sousa.

O Fraglider foi à conversa com Hélder “coachi” Sancho para tentar saber as razões para esta mudança, após uma avaliação bastante positiva da performance de Fernando na Dreamhack Winter 2009, o que espera para o novo ano e outros tópicos de interesse.


Hélder Sancho, foi a Novembro de 2008 que arrumaste definitivamente a camisola dos defining stars. Como revês o primeiro ano ao serviço dos k1ck eSports?

No que diz respeito a consumo interno foi um ano excelente, ganhámos todos os torneios que participámos e devolvemos o nome dos k1ck ao top1 que ocupou durante muito tempo. Fora de portas também estou satisfeito com o que foi feito, sem ter sido uma subida meteórica, verificou-se uma melhoria bastante significativa, e pela primeira vez na história do CS nacional vê-se uma equipa portuguesa respeitada lá fora.

Após um fim de 2009 em grande, entre as 8 melhores equipas na Dreamhack Winter, quais as razões que te levaram a trocar o spec pelo weapoN?

O spec teve uma excelente prestação e é sem dúvidas um grande jogador, estamos todos muito agradecidos a ele pelo tempo que passou connosco e pela ajuda que nos deu. Mas temos uma vontade enorme de ser uma das melhores equipas do mundo e sentíamos que precisávamos neste caso de mais poder de fogo, já tínhamos todos os melhores rifles de Portugal, mas um deles estava a fazer um papel de awp, com o weapoN na equipa libertamos o fox para jogar de rifles e ser um awp secundário, para em mapas como o train termos 2 homens de awp. O weapoN de awp pode ser um dos melhores jogadores do mundo e libertando o fox para se mexer mais pelo mapa acredito que vamos ficar muito mais fortes. Não vale a pena comparar qual dos 2 é o melhor awp, visto que isso não é o ponto importante aqui, o fox preso a uma awp fica muito limitado naquilo que pode fazer e embora estivesse a cumprir muito bem esse papel, não é onde se sente mais confortável nem onde pode render mais. Com o poder de fogo dos 3 melhores rifles portugueses(axoN, fox e SHOUW) e com o weapoN a jogar com a awp podemos causar estragos.

Ainda em início de época, Portugal apenas assiste ao desenrolar de uma promissora competição, o Electronic Portugal Tournament. Está nos planos da equipa participar?

Todos os torneios com prémios interessantes fazem parte dos nossos planos, esse é um deles.

Não é o primeiro a surgir utilizando este formato, no entanto tanto o esforço mostrado pela organização como as bases apresentadas parecem sérias. Qual a tua opinião acerca desta iniciativa?

Eu prefiro esperar para ver o que vai acontecer, se realmente as coisas forem bem feitas sou o primeiro a dar os parabéns no futuro.

O ano de 2010 assistirá ao regresso da ESWC, e tanto WCG como KODE5 já confirmaram a nova temporada. Quais os principais objectivos traçados pela tua equipa para este novo ano?

Queremos estar presentes em muitos torneios fora de portas este ano, todos os possíveis. O objectivo mantém-se, aos poucos afirmarmo-nos como uma das melhores equipas do mundo, sabemos que é um processo demorado, mas se todos os factores alheios ao jogo que nos têm condicionado melhorarem penso que vamos conseguir.

Com o novo ano vem mais uma edição da ClanBase NationsCup. Portugal marcará novamente presença na prova, desta vez liderados por Christopher “muttt” Fernandes. Foi toda a controvérsia e polémica gerada na edição passada que te levou a não apresentar a candidatura este ano?

Eu não levo essa competição a sério, como tal não ia despender do meu tempo para participar nela, pelo menos não como capitão, algo que não se verifica para a competição da ESL. Vou participar nos jogos em que tenha disponibilidade mas não no meu papel habitual de capitão.

Portugal irá defrontar a Irlanda no QR1 e caso vença, apresentar-se-á frente à Lituânia para a derradeira partida. A qualificação parece fácil, mas as surpresas aparecem sempre. Quais dos dois jogos achas o mais complicado?

Não conheço nada sobre a Irlanda, e a Lituânia tem equipas a serem respeitadas, mas na internet tudo pode acontecer, principalmente com as condições que jogamos, por isso nada me surpreende, mas penso que passaremos.

Virando-nos agora um pouco para o panorama internacional, 2009 ficou marcado pelo domínio dos Fnatic, equipa que recentemente trocou GuX por threat. Achas este novo grupo capaz de continuar a dominar em 2010 ou as ameaças ao seu “reinado” são cada vez maiores?

Eu não sei se eles vão continuar a dominar, porque tudo depende da motivação deles, mas é quase indiscutível que são a melhor equipa e que se quiserem vão continuar a ser os melhores. Perderam com a saída do gux que é um dos melhores do mundo mas mantiveram o cArn, f0rest e o GeT_RiGhT por isso continuam muito fortes.  Os mouz com a entrada do roman ficaram fortíssimos e vão com certeza ser uma das equipas do ano. Os novos H2K com Tentpole e Gux penso que podem vir a ser uma das equipas a arrebatar torneios este ano. Os Arbalet.UA também me parecem fortes, com a junção dos melhores ucranianos todos na mesma equipa.

No fim do ano o HLTV.org levou a cabo uma sondagem aos seus utilizados para eleger o jogador da década. Filip “Neo” Kubski saiu vencedor, ultrapassando lendas como XeqtR, fr0d, HeatoN, Rambo, entre tantos outros. O resultado reflecte a tua opinião?

Sim, eu participei na votação e votei no neo. Para mim é a par do f0rest o melhor jogador do mundo. Eu acho merecido, não dou grande valor ao facto do HeatoN em 2003 quando ninguém sabia jogar CS e tudo estava por descobrir ter ganho muitos torneios, dou muito mais valor ao neo que sem grande margem de evolução continua a ganhar torneios, e estar na única equipa a ter ganho 2 ESWC’s e 2 WCG’s.

É quase certo que este hobby não durará para sempre. Até quando pensas continuar a jogar a este nível?

É verdade, não posso jogar para sempre. Mas por enquanto tiro uns trocos com o jogo, viajo o mundo inteiro com os meus amigos e faço uma coisa que adoro que é competir. Se esta equipa chegar ao fim deixarei de jogar, muito dificilmente me verão em outro projecto. Não gosto de andar para trás e estar a recomeçar algo que demorou muito tempo a conquistar, não vai acontecer.

Qual o evento que mais expectativa gera em ti para 2010?

WCG e ESWC são sempre os torneios que mais gosto, por todo o carisma que têm mas também pelas cidades que me levam a conhecer, conheci San Jose na Califórnia numa ESWC e Colónia na Alemanha numa WCG, duas cidades fantásticas. Mas o principal nestes torneios, é o tratamento de estrela que se recebe, somos abordados por muita gente a pedir autógrafos e sempre que estamos em algum lado as pessoas olham para nós e vêm ter connosco, é gratificante ser reconhecido por algo em que se é bom.

Atendendo ao panorama actual, qual a equipa portuguesa que vos poderá oferecer maior oposição este ano?

Exotic e paranoids acredito serem as melhores equipas, não sei se o Spectrum vai voltar aos phantoms mas se o fizer é um grande reforço para a equipa e passam a ser uma das grandes ameaças do ano. Mas sinceramente não acreditamos muito em surpresas dessas.

Tens algum jogador em vista como possível revelação para 2010?

O keznit já mostrou que é bom, mas vamos ver o que vai fazer em 2010, acho que é um estilo de jogador que fazia falta aparecer em Portugal.

Hélder, obrigado pela tua disponibilidade. Em nome do Fraglider e da comunidade desejo-te um bom ano, que vejas os teus objectivos para 2010 alcançados e, quem sabe, consigas trazer a todos os portugueses a alegria de um pódio num grande evento internacional.

Muito obrigado a ti e a todos que nos têm apoiado. Vamos fazer de tudo para este ano chegar muito mais longe que em 2009.