Fotografia: HLTV.org

BLAST Premier: World Final 2022 foi o último grande evento do ano e também o último onde houve a atribuição de um prémio de MVP por parte da HLTV.org. Terminada a temporada, é hora de recuperar a lista de jogadores que mereceram a distinção ao longo de toda a temporada.

Por comparação com 2021, foram atribuídos menos prémios de MVP. No último ano foram distinguidos os melhores jogadores em 20 torneios, mas em 2022 o número baixou para 13. Depois de ter dominado no último ano com a conquista do prémio em oito torneios distintos, o ucraniano Oleksandr “s1mple” Kostyliev não conseguiu sequer metade das distinções em 2022, mas ainda assim esteve no topo da lista.

O jogador da NAVI venceu o prémio de MVP na BLAST Premier: Spring Finals 2022, em Lisboa, que a equipa ucraniana venceu. No mês seguinte, s1mple voltou a ser eleito o MVP pela HLTV.org, desta feita no IEM Cologne 2022. Ao longo do ano, apenas mais um jogador conseguiu duas distinções: Helvijs “broky” Saukants. O sniper da FaZe venceu o prémio no IEM Katowice 2022, segundo evento do ano em que houve direito a distinção individual, e terminou ainda com chave de ouro, ao vencer novamente na BLAST Premier: Fall Finals 2022, penúltimo evento com direito a distinção.

A lista de jogadores que receberam um MVP da HLTV.org em 2022:

Torneio Jogador
Funspark ULTI 2021 Dmitriy “sh1ro” Sokolov
IEM Katowice 2022 Helvijs “broky” Saukants
ESL Pro League Season 15 Robin “ropz” Kool
PGL Major Antwerp 2022 Håvard “rain” Nygaard
IEM Dallas 2022 Sergey “Ax1Le” Rykhtorov
Pinnacle Cup Championship DK Benjamin “blameF” Bremer
BLAST Premier: Spring Finals 2022 Oleksandr “s1mple” Kostyliev
Roobet Cup DK Florian “syrsoN” Rische
IEM Cologne 2022 Oleksandr “s1mple” Kostyliev
ESL Pro League Season 16 Mathieu “ZywOo” Herbaut
IEM Rio Major 2022 Dzhami “Jame” Ali
BLAST Premier: Fall Finals 2022 Helvijs “broky” Saukants
BLAST Premier: World Final 2022 Ilya “m0NESY” Osipov

 

Se olharmos a equipas, a FaZe foi quem mais jogadores colocou a vencer a distinção individual. Para além dos dois prémios de broky, também Robin “ropz” Kool e Håvard “rain” Nygaard conseguiram uma distinção cada. A NAVI conseguiu dois prémios, ambos por intermédio de s1mple, mas as sete distinções restantes dividiram-se por organizações diferentes. Ainda assim, existe a particularidade de duas conquistadas por jogadores do lineup atual da Cloud9, mas a primeira delas quando ainda o quinteto representava a Gambit.

As equipas com mais prémios MVP em 2022:

Equipa Número de distinções
FaZe 4
NAVI 2
G2 1
Outsiders 1
Vitality 1
DK BIG 1
DK Astralis 1
Cloud9 1
Gambit 1

 

A HLTV.org atribui prémios de MVP no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) desde 2012. O recordista é s1mple, que foi distinguido em 21 eventos distintos. As oito distinções conseguidas pelo ucraniano em 2021 são também recorde para maior número de prémios MVP num só ano civil.