Após três anos marcados por um período calmo, explorado com sucesso pelos fabricantes de telemóveis, o Natal deste ano voltará a ser das consolas, com a chegada ao mercado de uma nova geração destas. Parece cedo – faltam 46 semanas e a Páscoa mal começou – mas é bom prepararem-se desde já e começar a poupar. Este ano, vai ser difícil conter os “mais viciados”.
O fabricante não muda, mas o conceito por trás das consolas evoluiu bastante. Sony, Nintendo e Microsoft, continuarão a dominar o mercado com os seus avançados “sistemas portáteis de entretenimento”, a nova designação da velha e boa consola. Não vai ser fácil escolher entre o PSP (Sony), o DS (Nintendo) ou a nova Xbox, da Microsoft, que corre para não chegar atrasada à festa – dos três, é a única que ainda não exibiu as armas, o que deverá acontecer em Maio, em plena Electronic Entertainment Expo, em Los Ângeles mas o que é certo é que existem já rumores de que esta foi cancelada,a ver vamos …
A expectativa era de que a nova Xbox, denominada Xenon, fosse apresentada no mês que vem durante a Game Developers Conference. Foi nesta feira, voltada aos desenvolvedores de softwares, que o próprio Gates lançou a primeira Xbox em 2002. Em pouco tempo, conquistou algo em torno de 17% de um mercado que facturou US$ 25 bilhões no ano passado.
Já a versão portátil da PlayStation deve continuar a trajectória vitoriosa das versões 1 e 2 da consola mais vendida no Mundo. A nova consola chegou ao mercado japonês em dezembro e vendeu 200 mil unidades apenas no dia do lançamento. Na manhã de 24 de março chega às lojas americanas, com filas de pessoas que atingiam quilómetros. Entre as novidades da PSP, monitor de cristal líquido sensível ao toque, acesso à internet sem fios, bateria com capacidade para cinco horas de acção contínua e espaço de sobra para fazer o download e armazenar elevadas quantidades de MP3.
O Nintendo DS saiu na frente. Foi apresentado no ano passado na mesma E3 e chegou no mercado nas vésperas do Natal. Vendeu mais de um milhão de unidades em apenas um mês, segundo os números contabilizados pela Entertainment Software Association (ESA). A novidade do novo modelo são os dois monitores coloridos, um deles sensível ao toque, e a conexão sem fios para acesso à internet e compartilhamento de jogos.
Com o início de um novo ciclo de aparelhos no mercado, os fabricantes de jogos também vivem uma verdadeira euforia. No ano passado, mesmo com os modelos “antigos”, a venda de softwares de entretenimento bateu todos os recordes. De acordo com as estatísticas do sector, foram comercializadas 248 milhões de unidades, o que dá uma média de oito títulos a cada segundo, não importa se no carnaval ou no Natal. Para quem não sabe, a arrecadação com a venda de um único título já supera em muito as melhores bilheteiras em Hollywood.