Acend ficou esta sexta-feira (26) no 13.º lugar nas finais de maio do Zephyr’s Showdown, torneio organizado pelo caster norte-americano Ben “Zephyr” Fossitt. A equipa de Francisco “k4shera” Alves jogou com dois stand-in e não conseguiu o apuramento direto para as finais do próximo mês, estando obrigada a jogar o segundo qualificador.

Com k4shera e o técnico Ricardo “null” Oliveira disponíveis, a Acend apresentou-se a jogo sem Rafael “PostKiLL” Jesus e Jan “Lufka” Urban. O português e o polaco foram substituídos pelo espanhol Pedro “KIND4” Maldonado e pelo francês Elwin “KSWINNIIE” Echeveria, ambos jogadores da Element 6 e que vestiram a camisola da Acend por um dia.

Após um sétimo lugar nas finais de abril, que deu acesso direto às finais deste mês, a Acend não conseguiu repetir o feito de se posicionar no top 10, pelo que vai ser obrigada a jogar o segundo qualificador para poder atingir as finais do mês de junho. A prova deste mês acabou por ser ganha pela Alliance, que levou para casa os mil dólares reservados ao vencedor. A fechar o pódio estiveram VexedLes cités de France, respetivamente, que arrecadaram 600 e 400 dólares.

Até à data, o sétimo lugar no mês passado tinha sido a melhor classificação da Acend na série de torneios Zephyr’s Showdown. Nas finais de fevereiro, a equipa portuguesa ficou em 12.º lugar e teve de jogar o segundo qualificador para as finais de março, onde se conseguiu apurar em segundo lugar. As finais, porém, trouxeram um 18.º lugar para os jogadores lusos, que tiveram novamente que jogar o qualificador para estas últimas finais.

Agora, pela terceira vez consecutiva, a Acend vai ter que marcar presença no qualificador para jogar as finais mensais da prova. A equipa vai também aproveitando para fazer a preparação para os play-offs do segundo split da Apex Legends Global Series (ALGS), que se jogam de 13 a 16 de julho.