Naquela que pretende ser uma analise da qualidade dos servidores de jogos em Portugal, o FRAGLider da hoje inicio a uma série de entrevistas aos principais administradores de Games Server Providers portugueses, tentando obter algumas respostas que clarifiquem os jogadores nacionais.

O primeiro GSP escolhido para esta analise foi a WebLusa, uma empresa relativamente recente no mercado (2005), que investe em varias áreas nomeadamente os servidores de jogos, voz e de alojamento.

“Vocacionada para o grande mundo que é Internet e para a área das novas tecnologias, a WebLusa serviços de Internet concilia características que a permitem disponibilizar um serviço de elevada qualidade, rapidez e fiabilidade. Com os seus servidores alojados em território nacional a WebLusa assegura variados serviços entre os quais, serviço de alojamento, de Voz e ainda Servidores de jogos.”

A lista de todos os seus servidores pode ser encontrada aqui e podem testar a qualidade dos servidores através dos seguintes IPS:

servidores.cc:27015
servidores.cc:27018 (deathmatch)

Aos 19 anos, Cláudio Patrício, para muitos conhecido pela alcunha de anjo2 é o principal administrador da WebLusa.
Quase um ano após a criação do Service Provider, o administrador da uma entrevista ao FRAGLider onde demonstra as suas convicções e expectativas relativamente ao mercado.

Nome: Cláudio Patrício
Naturalidade: Tomar, Portugal
Habilitações literárias: 12º
Outras actividades: Sócio de Empresa de Construção Civil, Administrador de Comunidade sobre Portáteis.

FRAGLider: O que leva um empresário a investir no mercado do gaming, nomeadamente nos servidores de jogos online?
WebLusa: Qualquer Service Provider deseja estender os seus serviços, e cada vez está mais na moda o gaming, cada vez mais jovens começam a jogar, e por isso é uma área em que não queríamos deixar de estar já que também estou ligado a ela.

FRAGLider: A concorrência apresenta-se cada vez mais forte. Quais os vossos trunfos para ganhar mercado?
WebLusa: Em gaming foi fácil, a nossa boa reputação foi meio caminho para o sucesso, além disso temos configurações excelentes e servidores muito acima da média. Além da qualidade do serviço, o suporte é rápido, e na maioria das vezes os serviços são abertos em menos de 5 minutos.

FRAGLider: Como é realizado o serviço pós-venda? Que tipo de apoio prestam ao cliente, helpdesks…?
WebLusa: Temos vários tipos de apoio, os mais rapidos serão via irc, msn, por mail e pela area de clientes.

FRAGLider: Quais as principais barreiras para uma adopção maciça desses conteúdos, serviços e aplicações a nível peninsular ou mesmo europeu?
WebLusa: Neste momento, como portugueses, estamos mais preocupados com os serviços que fornecemos para os portugueses, só mais tarde iremos fazer uma estratégia para conquistar o mercado de fora.

FRAGLider: Acham que existe espaço para o número actual de empresas que fornecem o serviço?
WebLusa: É possível, grande parte não dura muito, pois nesta área não é só preciso investir, mas também ter uma boa equipa, e como sabemos, na internet nada é 100% seguro, e por vezes algumas boas empresas acabam por cair devido a serem atacadas.

Contactos
Email: [email protected] e/ou [email protected]
IRC: #WebLusaSP @ Qnet, PTnet, UnderPT
MSN: [email protected] ou [email protected]