Anubis-csgo

Anubis chegou à map pool ativa do Counter-Strike: Global Offensive (CSGO) há sensivelmente duas semanas e já está a quebrar barreiras. De acordo com os dados do Scope.gg, o novo mapa já foi capaz de reverter uma tendência histórica do FPS da Valve durante este período de tempo.

Num jogo onde os mapas tendem quase sempre para o lado defensivo, que apresenta alguma vantagem em relação aos atacantes, Anubis tem mostrado que pode ter vindo equilibrar a balança nesse aspeto. O mapa está a contrariar essa tendência defensiva e o Scope.gg utilizou uma amostra de 360 mil partidas jogadas desde o último update para elaborar as percentagens de rondas ganhas por terroristas e contra-terroristas em todos os mapas.

Como seria de esperar, a tendência em todos eles é para que a maior percentagem de rondas seja ganha pelo lado que defende. Todos, menos um. Menos Anubis. O mapa mais recente da pool ativa apresenta 51,5% de rondas ganhas por quem ataca48,5% de rondas ganhas por quem defende.

Mapa Rondas ganhas no T side Rondas ganhas no CT side
Inferno 49,7% 50,3%
Dust2 49,1% 50,9%
Overpass 47,9% 52,1%
Mirage 47,7% 52,3%
Vertigo 47,3% 52,7%
Ancient 46,5% 53,5%
Nuke 45,8% 54,2%
Anubis 51,5% 48,5%

Fonte: Scope.gg

De acordo com os dados, Nuke apresenta-se como o mapa mais CT-sided na pool ativa, seguido de perto pelo AncientInfernoDust2 são os mapas mais equilibrados, no sentido em que são os dois que mais se aproximam do famoso 50-50. E agora, Anubis surge para contrariar a tendência e dar uma opção nova em encontros oficiais a equipas que privilegiem o ataque.