Anubis chegou à map pool ativa do Counter-Strike: Global Offensive (CSGO) há sensivelmente duas semanas e já está a quebrar barreiras. De acordo com os dados do Scope.gg, o novo mapa já foi capaz de reverter uma tendência histórica do FPS da Valve durante este período de tempo.
Num jogo onde os mapas tendem quase sempre para o lado defensivo, que apresenta alguma vantagem em relação aos atacantes, Anubis tem mostrado que pode ter vindo equilibrar a balança nesse aspeto. O mapa está a contrariar essa tendência defensiva e o Scope.gg utilizou uma amostra de 360 mil partidas jogadas desde o último update para elaborar as percentagens de rondas ganhas por terroristas e contra-terroristas em todos os mapas.
Como seria de esperar, a tendência em todos eles é para que a maior percentagem de rondas seja ganha pelo lado que defende. Todos, menos um. Menos Anubis. O mapa mais recente da pool ativa apresenta 51,5% de rondas ganhas por quem ataca e 48,5% de rondas ganhas por quem defende.
Mapa | Rondas ganhas no T side | Rondas ganhas no CT side |
Inferno | 49,7% | 50,3% |
Dust2 | 49,1% | 50,9% |
Overpass | 47,9% | 52,1% |
Mirage | 47,7% | 52,3% |
Vertigo | 47,3% | 52,7% |
Ancient | 46,5% | 53,5% |
Nuke | 45,8% | 54,2% |
Anubis | 51,5% | 48,5% |
Fonte: Scope.gg
De acordo com os dados, Nuke apresenta-se como o mapa mais CT-sided na pool ativa, seguido de perto pelo Ancient. Inferno e Dust2 são os mapas mais equilibrados, no sentido em que são os dois que mais se aproximam do famoso 50-50. E agora, Anubis surge para contrariar a tendência e dar uma opção nova em encontros oficiais a equipas que privilegiem o ataque.