O primeiro dia do BLAST Paris Major 2023, o último Major da era Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), teve na Apeks a autoria de uma página histórica. A equipa internacional tornou-se apenas no segundo conjunto na história dos Major a vencer uma partida por 16-0.

Esta tarde, num duelo entre equipas que tinham ganho na primeira ronda, a Apeks trucidou por completo a Grayhound e deixou a equipa australiana com o registo de 1-1. O mapa jogado pelas duas formações foi Mirage e começou com a equipa de Martin “STYKO” Styk no CT side. Ronda a ronda, o quinteto da Apeks mostrou-se tremendamente inspirado e não deu qualquer hipótese ao adversário.

No final da primeira parte, o resultado de 15-0 deixava a história à distância de uma ronda. O pistol round da segunda metade ia decidir tudo e a Apeks não desperdiçou a chance de saltar para a história quando começa a descer o pano de uma era no FPS da Valve.

O resultado alcançado esta segunda-feira (8) torna a organização norueguesa apenas no segundo emblema a conseguir vencer um mapa por 16-0 em torneios da categoria Major. A primeira equipa a consegui-lo foi a Astralis na sua era dominadora, de tal forma que os dinamarqueses conseguiram até dois mapas com o resultado de 16-0 nesse período. O primeiro foi no FACEIT Major London 2018, em Dust2 e frente à MIBR de Gabriel “FalleN” Toledo, num duelo que valeu o apuramento para os play-offs. A segunda ocasião foi no IEM Katowice 2019, em Train e com a Cloud9 do outro lado. Em ambas as ocasiões, a equipa nórdica venceu o torneio.

Lista de vitórias por 16-0 em torneios Major:

FACEIT Major London 2018  Astralis 16-0 MIBR Dust2
IEM Katowice 2019  Astralis 16-0 Cloud9 Train
BLAST Paris Major 2023  Apeks 16-0 Grayhound Mirage

 

A grande vitória frente aos australianos deixa a Apeks a apenas uma vitória de atingir a Legends Stage. A formação europeia tem agora de passar por um BO3 para seguir em frente na prova.