Riot Games anunciou esta quarta-feira a lista de 30 equipas parceiras do VALORANT para a época de 2023. As 30 equipas vão dividir-se por três ligas internacionais em três regiões diferentes.

G2 não entra nas contas

O anúncio da produtora confirmou também que a G2 está fora das equipas parceiras para a temporada de 2023 no VALORANT. A notícia vinha sendo avançada por vários meios e foi confirmada esta quarta-feira.

Na origem da decisão da produtora do videojogo poderá estar a recente polémica que envolveu Carlos “ocelote” Rodriguez, CEO da organização. O dirigente, que entretanto foi suspenso por oito semanas pela organização, foi visto numa festa com Andrew Tate, o que não caiu bem na comunidade de esports e, aparentemente, na Riot Games.

G2 vinha a competir no VALORANT Champions Tour desde 2020, mas vai agora ficar de fora pela primeira vez. A Riot Games terá feito uma reunião de emergência e decidido recusar a candidatura da organização, que detinha um lugar no circuito norte-americano. Esse lugar terá agora sido atribuído à Leviatán.

As equipas parceiras para a época de 2023 no VCT são:

VCT Américas VCT EMEA VCT Pacífico
Sentinels FNATIC ZETA DIVISION
Cloud9 Team Liquid Detonation
100 Thieves Team Vitality Gen.G
NRG Karmine Corp T1
Evil Geniuses Team Heretics DRX
FURIA Giants Team Secret
LOUD NAVI Paper Rex
MIBR FUT Rex Regum Qeon
KRÜ BBL Talon
Leviatán KOI Global

 

OpTic também fica fora

Para além da G2, também a baixa da OpTic é relevante. Recentemente consagrada vice-campeã no VALORANT Champions 2022, a equipa norte-americana também não conseguiu um lugar entre a elite.

Em comunicado, a Riot Games divulgou os três principais pontos que teve em conta na escolha dos parceiros. Poderá ter sido nestes pontos que a produtora decidiu colocar as duas organizações fora da equação.

Os três critérios principais na seleção foram:

1. Organizações que partilhem os valores da Riot Games de colocar sempre os fãs em primeiro lugar, de celebrar a diversidade da comunidade e comprometidas em apoiar os profissionais.
2. Organizações que tenham criado uma ligação forte com os fãs através da criação de conteúdo, de uma marca e com um lineup extasiante.
3. Organizações que pensem a longo-prazo, com foco na sustentabilidade.

Em 2023, o VCT terá três ligas internacionais em regiões diferentes: Américas, EMEA e Pacífico. Na região americana, a liga será disputada em Los Angeles, ao passo que a região EMEA joga em Berlim e a região do Pacífico joga em Seoul.