Depois da G2, também a Astralis vai falhar um Major pela primeira vez desde que entrou no CS:GO. A organização dinamarquesa ficou afastada esta sexta-feira da possibilidade de chegar ao IEM Rio Major 2022, ao ser derrotada pela forZe em apenas dois mapas.

Num duelo entre equipas com o registo de 1-2 e, por isso, a valer a continuidade em prova, a equipa nórdica não conseguiu impor-se ao adversário. Os dois mapas foram de grande equilíbrio, mas ambos caíram para o lado da equipa russa.

A série começou em Mirage, mapa escolhido pela equipa da forZe. Por essa razão, foi a Astralis a começar no lado defensivo e a tirar proveito dessa situação para conseguir uma grande primeira parte. Os nórdicos atingiram os dois dígitos no marcador com o parcial de 11-4 e pareciam ter o mapa no bolso. Porém, a forZe nunca deixou de acreditar e conseguiu um CT side ainda melhor para dar a volta ao resultado e vencer por 16-14.

O segundo mapa jogado entre ambas as equipas foi Nuke, a escolha da Astralis. Os dinamarqueses voltaram a ter uma primeira parte positiva, ao conquistar seis rondas no T side do mapa, um resultado que dava margem para trabalhar no CT side. Contudo, a defesa dinamarquesa não esteve à altura da ocasião e, uma vez mais, jogaram-se 30 rondas, mas o 16-14 voltou a ser a favor da forZe.

Depois de começar com um registo de 0-2, a equipa russa está a uma vitória de conseguir uma recuperação fantástica para garantir um lugar no Rio de Janeiro. A Astralis, por outro lado, vai ficar de fora do maior torneio da modalidade pela primeira vez na sua história.

fnatic e Illuminar ainda lutam

Esta sexta-feira foi também dia de fugir à eliminação para fnatic e Illuminar. As duas equipas saíram vencedoras dos respetivos confrontos, ainda que em circunstâncias diferentes: a fnatic jogou na pool do 1-2, ao passo que a Illuminar jogou na pool do 0-2, já para não falar de ambas serem de grupos diferentes.

No IEM Road to Rio 2022 Europa A, a fnatic venceu a Eternal Fire por 2-0 e obrigou os turcos a fazer as malas de regresso a casa. Os parciais de 16-10, em Vertigo, e 16-11, em Overpass, garantiram ao lineup internacional a oportunidade de lutar até ao último encontro por um lugar no Major.

Quanto à Illuminar, afastou a FANTASY do IEM Road to Rio 2022 Europa B com uma reviravolta no marcador. A mix europeia ainda venceu o primeiro mapa da série, Dust2, por 16-13, mas os polacos reagiram e deram a volta com um 22-20, em Ancient, e um 16-13, em Nuke.

Para estes dois conjuntos, a luta continua já este sábado. No caso da fnatic, o encontro vale o apuramento para o Major.