s1mple
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

Esta quarta-feira o jogo entre NAVI e Heroic na ESL Pro League S16 foi afetado por problemas técnicos. A origem desses mesmos problemas foi causada por um ataque externo, segundo a ESL.

O último jogo da primeira ronda dos playoffs da ESL Pro League S16 prolongou-se até depois da meia-noite devido a problemas técnicos. No terceiro mapa entre NAVI e Heroic, alguns jogadores, como por exemplo Oleksandr “s1mple” Kostyliev, começaram a ter problemas de conexão e também lag spikes. Apesar de o duelo estar a ser realizado em LAN e a tentativa dos administradores em resolver o problema, a verdade é que a adversidade continuou.

Durante a sexta ronda no Overpass, s1mple estava numa situação de 1vs2 quando começou novamente a lagar, resultando na frustração do AWPer ucraniano. Depois disso, ainda houve outra pausa com os computadores de alguns jogadores da NAVI a congelarem e a perderem a conexão.

Em declarações à HLTV sobre os problemas que estavam a afetar a partida, um funcionário da ESL revelou que a causa era um ataque externo. “Parece que foi um ataque externo direcionado a jogadores individuais, que conseguimos parar quando identificamos o problema. Alertamos a Valve e estamor a tomar medidas para que não aconteça de novo”, disse Ulrich “theflyingdj” Schulze.

Nas suas redes sociais, theflyingdj afirmou ainda que o “problema é causado por uma ferramenta que atinge os jogadores com pedidos de amizade na Steam. Um exploit bastante perigoso que para se ter por aí, sendo que pode afetar fortemente a integridade competitiva”.

No final a NAVI foi ainda capaz de vencer o encontro para rumar aos quartos de final da ESL Pro League S16Apesar de a contrariedade, a formação ucraniana conseguiu a vitória em Overpass por 16-7 para conquistar a série por 2-1.