Fotografia: Helena Kristiansson/ESL

O IEM Katowice 2023 chegou ao fim, com a G2 a conseguir conquistar este torneio, depois de ter derrotado a Heroic na Grande Final por 3-1. Esta é a primeira vez que a organização alemã triunfa em Katowice.

Para além de ser a primeira vez que a G2 consegue triunfar no torneio que acontece na cidada polaca, foi também a primeira vez que a organização alemã conseguiu vencer um mapa na Grande Final. No ano de 2022, a G2 conseguiu chegar à Grande Final deste torneio, porém, acabou por ser derrotada por 3-0 pela FaZe. Em 2020, a equipa que na época era comandada por Nemanja “nexa” Isaković alcançou a Grande Final onde foi derrotada por 3-0.

Assim, à terceira foi de vez e a G2 venceu não um mas sim três mapas na final, conseguindo levar para casa o troféu de campeão.

Fotografia: Michal Konkol/ESL

jks conquista Katowice pelo segundo ano consecutivo

Se para a G2 esta é a primeira vez que consegue conquistar o troféu do torneio que se realiza na Spodek Arena, para o elemento da organização alemã, Justin “jks” Savage, esta conquista foi a segunda consecutiva.

O australiano foi chamado para dar stand-in pela FaZe, uma vez que Robin “ropz” Kool contraiu COVID-19 e acabou por não poder estar presente neste evento. jks estava na lista e transferências da Complexity e veio ajudar a equipa capitaneada por Finn “⁠karrigan⁠” Andersen neste evento.

O rifler acabou por conseguir ajudar a FaZe a conquistar este troféu, contribuíndo com 203 kills em 10 mapas, e um rating de 1.14.

NiKo tornou-se o jogador com mais finais disputadas em Katowice

Nikola “NiKo” Kovač marcou presença na Grande Final de Katowice pela quarta vez, contudo, não devem ter sido memórias fáceis que o jogador bósnio teve antes da partida contra a Heroic.

O atleta de 25 anos não tinhas boas recordações deste palco, uma vez que em 2017, ao serviço da FaZe, chegou à Grande Final. Apesar de ter começado a série a vencer, a equipa europeia viria a perder a série para a Astralis por 1-3. No ano seguinte, o bósnio voltou a estar presente no jogo decisivo pelo troféu, mas voltou a perder por 2-3 para a Fnatic, com a série a decidir-se no overtime do 5º mapa.

No ano de 2022, já ao serviço da G2, NiKo voltou a conseguir chegar à Grande Final, onde saiu derrotado, por 0-3, do embate contra a FaZe. O azar do rifler chegou ao fim este ano, com o jogador a sagrar-se campeão do IEM Katowice 2023, depois de derrotar a Heroic na Grande Final, por 3-1.

Para Xizt, à terceira não foi de vez

Quem não conseguiu quebrar o azar este domingo, 12 de fevereiro, foi o treinador da Heroic, Richard “Xizt” Landström. O sueco disputou pela terceira vez uma final na Spodek Arena, mas ainda não sabe o que é levantar o troféu desta competição.

Fotografia: Adela Sznajder/ESL

Xizt chegou à sua primeira final em Katowice, em 2014, na ESL Major Series One Katowice 2014, quando era jogador da Ninjas in Pyjamas. No jogo decisivo, a Virtus.Pro venceu por 0-2 e sagrou-se campeã. Ainda enquanto jogador, no ano seguinte, o sueco voltou a perder a Grande Final por 1-2, desta feita contra a Fnatic.

Este domingo, marcou a terceira final de Xizt em Katowice. Embora desta vez estivesse numa posição diferente, enquanto treinador, ainda não foi desta que conseguiu erguer o troféu nas suas mãos.