Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A BIG e a Cloud9 vão defrontar-se por um lugar na final da Roobet Cup. As duas equipas somaram vitórias esta segunda-feira nos quartos de final da competição.

A equipa alemã levou a melhor sobre a Eternal Fire numa série em que atuou com Nils “k1to” Gruhne no lugar de Josef “faveN” Baumann, que se sentiu adoentado e não pôde dar o contributo à equipa. O primeiro mapa foi Overpass, escolhido pelos turcos, e o T side da Eternal Fire foi promissor, mas insuficiente. Com uma reviravolta no lado ofensivo, a BIG fechou o mapa em 16-10 e colocou-se mais perto do top 4 da prova.

A série seguiu para Dust2, mapa escolhido pelos germânicos. A começar ao ataque, a BIG rapidamente abriu uma vantagem muito larga e tudo apontava para um final rápido. No entanto, os alemães deixaram escapar uma vantagem de 12-1. No lado defensivo, depois de terem fechado a primeira parte a vencer por 12-3, os jogadores da BIG não conseguiram completar o trabalho e colapsaram por completo, com três match points desperdiçados pelo meio. A partida seguiu para prolongamento e a Eternal Fire completou a reviravolta com um 19-17.

Uma série que parecia encaminhada para um 2-0 seguro a favor dos alemães, de repente terminou em Nuke, o terceiro mapa. À semelhança do que sucedeu no mapa anterior, a BIG arrancou para uma grande primeira parte no lado atacante. O 10-5 era prometedor, mas ao mesmo tempo de desconfiar, tendo em conta o que tinha acontecido pouco antes. No entanto, desta feita a equipa de Johannes “tabseN” Wodarz completou o serviço e fechou o mapa em 16-7.

Cloud9 testada ao limite

Três mapas e 30 rondas no último deles. A Cloud9 precisou de tudo para derrotar uma aguerrida equipa da 9z, que esteve muito perto de continuar o conto de fadas depois de ter eliminado a FURIA.

O lineup russo começou a missão da melhor forma, ao vencer Mirage — mapa escolhido pela 9z — por 16-13. O resultado dava conforto à Cloud9 para encarar o mapa seguinte, Dust2, já que tinha sido escolhido pelos próprios. Porém, uma boa primeira parte do lado defensivo (10-5) abriu espaço à 9z para completar o serviço na segunda metade e forçar um terceiro mapa com o resultado de 16-10.

Overpass era o mapa que ia decidir tudo. A Cloud9 arrancou melhor e colocou-se a vencer por 9-6 ao intervalo, mas teria que ser capaz de fechar o mapa no lado menos favorável, o ofensivo. As seis rondas ao ataque davam alguma margem para trabalhar à equipa sul-americana e a 9z conseguiu mesmo empatar o mapa a 12 rondas.

Com tudo em aberto para a ponta final, a experiência da Cloud9 acabou por vir ao de cima. O IGL Vladislav “nafany” Gorshkov deu o exemplo e liderou a equipa em número de kills (25) para ajudar a fechar o mapa — e a série — com um 16-14.

Os dois primeiros semifinalistas estão encontrados — já garantiram, no mínimo, $15,000 — e medem forças na quarta-feira por um lugar na final da Roobet Cup. Esta terça-feira, porém, jogam-se os dois derradeiros encontros dos quartos de final, com a ENCE a defrontar a FaZe e a forZe a medir forças com a Astralis.