Fotografia: ESL

Com uma derrota por 2-1 contra Nigma Galaxy, a campanha da BIG EQUIPA nas finais da ESL Impact League, em Dallas, chegou ao fim. As luso-espanholas terminam no 3-4º lugar e garantem assim um cheque de $13,000.

Apesar da derrota, esta foi uma boa prova para a BIG EQUIPA, que havia garantido lugar nestas finais de ESL Impact League depois de triunfar no qualificador europeu. Em Dallas, Aida “Aidy” Garcia e companhia ultrapassaram desafios como Mindfreak e Black Dragons antes de chegarem a esta semifinal contra aquela que é, a par de CLG Red, uma das favoritas para vencer a competição de 123 mil dólares.

A derradeira série joga-se também este domingo, por volta da meia-noite. Primeiro, a Nigma Galaxy vai estar à espera da outra semifinal, entre FURIA e CLG RED, jogo que acontece já de seguida.

Ancient foi todo da BIG EQUIPA

Na escolha das luso-espanholas, a série arrancou com uma ronda bem caótica que viu Alexandra “twenty3” Timonina a assinar uma excelente tripla para dar a pistol CT à Nigma Galaxy. Como resposta, Aida “Aida” Simão fez o impossível – duas eliminações seguidas de um 1vs2 num full eco – mas as adversárias venceram um outro force para se colocarem no 2-1.

Com Ana “Zana” Queiroz a abrir o caminho com uma tripla de AWP em mais um force, a BIG EQUIPA começou a montar uma sequência imparável de seis rondas que a levou até ao 7-2. Ksenia “vilga” Klyuenkova seria depois uma peça-chave na recuperação da Nigma Galaxy, mas a frente ibérica ainda garantiu mais duas para liderar por 9-6 ao intervalo – na segunda dessas, Jennifer “JennyR” Rodriguez voltou a mostrar a sua inteligência com um 4k num flank.

A querer esquecer a primeira parte, a Nigma Galaxy reduziu rapidamente a desvantagem para um ponto depois de vencer a sua pistol ofensiva. No entanto, a BIG EQUIPA estava decidida: com JennyR a liderar o caminho com 25 eliminações e um rating de 1.60, as luso-espanholas mostraram uma grande defesa para fechar o mapa no 16-9.

Nigma Galaxy não teve problemas em Inferno e Overpass

Escolhido pela Nigma Galaxy, Inferno não começou da melhor maneira para as luso-espanholas. A jogar no lado ofensivo, com todo o gás e alento, vilga e companhia começaram por executar rapidamente o A e continuaram até ao 7-0 sem parar. Apesar de a BIG EQUIPA estar depois perto de vencer uma, Ana “ANa” Dumbravă voltou a mostrar por que razão tem sido uma das grandes forças da sua equipa.

Até ao final da primeira parte, e apesar de estar a jogar no lado CT, a BIG EQUIPA só conseguiu vencer três rondas. É verdade que nem Marta “D7” Asensio nem ninguém desistiu, tanto que abriram a segunda parte com quatro consecutivas, mas já era tarde – 16-7 foi o resultado que empatou a série.

Infelizmente para a BIG EQUIPA e para os fãs ibéricos, Overpass foi um mapa muito difícil para as luso-espanholas e, por outro lado, bem acessível para a Nigma Galaxy. A primeira parte viu as mulheres de vilga a agarrarem num 14-1 a defender, vantagem que foi depois transformada no 16-5 final.