Fotografia: ESL

BIG EQUIPA não conseguiu este domingo o apuramento para a ESL Impact Katowice 2023. A equipa ibérica chegou à final do segundo e último qualificador europeu, mas acabou por ceder para a 9 Pandas fearless por 1-2 (16-10 Anubis, 12-16 Overpass, 14-16 Vertigo), num embate com final dramático.

Depois de ter derrotado a Astralis fe na meia-final por 16-13, a BIG EQUIPA decidiu o apuramento para a ESL Impact Katowice 2023 com a 9 Pandas fearless. Num encontro BO3, a equipa ibérica arrancou melhor e adiantou-se com a vitória em Anubis. Uma boa primeira parte no T side deixou a equipa de Ana “ZAna-th” Queiroz a vencer por 10-5 e embora a equipa russa tenha tentado a recuperação na segunda metade, a BIG EQUIPA conseguiu aguentar e fechar o mapa com o 16-10.

Seguiu-se Overpass, mapa escolhido pela formação russa. Numa primeira metade bastante equilibrada, a BIG EQUIPA conseguiu sair por cima e levar uma vantagem mínima (8-7) para a segunda parte. No entanto, foi a 9 Pandas fearless a atuar no lado mais favorável na etapa complementar e a aproveitar-se dessa situação para vencer por 16-12 e adiar a decisão para Vertigo.

No derradeiro mapa, a equipa ibérica esteve quase sempre no comando da primeira metade e chegou ao intervalo com uma vantagem de 9-6, resultado muito positivo tendo em conta que foi obtido no lado ofensivo. No entanto, a equipa luso-espanhola demorou a arrancar no CT side e deu por si a perder por 9-13 e pouco depois por 10-14. Num último esforço, a BIG EQUIPA conseguiu empatar o encontro a 14 rondas, mas acabou por morrer na praia e sair derrotada por 14-16.

Desta forma, a equipa de Aida “Aida” Simão falha o apuramento para o torneio polaco. A 9 Pandas fearless junta-se à NAVI Javelins, que venceu o primeiro qualificador e também carimbou o passaporte para o evento.