Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

BIG sofreu até ao fim, mas conseguiu garantir o lugar no IEM Rio Major 2022. A equipa alemã superou a K23 num duelo extremamente equilibrado e disputado até ao último minuto.

A formação russa escolheu o primeiro mapa da série, Inferno. A primeira metade correu de feição à K23, que dominou praticamente de início a fim e colocou no marcador um resultado de 11-4. Perante tal cenário, a equipa de Vladislav “FinigaN” Usov era favorita a fechar o mapa no CT side, mas também revelou muitas dificuldades na defesa e a BIG conseguiu replicar o 11-4 e forçar o prolongamento.

O equilíbrio continuou a prevalecer durante o primeiro prolongamento, de tal forma que foi necessário um segundo. Nesse momento, a K23 conseguiu dar o passo que faltava e fechar o mapa em 22-20 para se adiantar no marcador.

Com a presença no Rio de Janeiro seriamente ameaçada, os germânicos estavam obrigados a vencer em Mirage para forçar o terceiro mapa. Naquele que foi o mapa que escolheu, a BIG arrancou no lado atacante e deu uma resposta à altura, ao colocar-se nos dois dígitos (10-5). Na segunda metade, a K23 conseguiu criar algumas dificuldades, mas a vantagem conseguida na etapa inaugural pela BIG era demasiado larga e os alemães chegaram ao 16-11 e adiaram a decisão para Dust2.

Numa série até então muito equilibrada e com incerteza até ao fim, o terceiro mapa só podia ir pelo mesmo caminho. As duas equipas voltaram a ter que disputar um prolongamento, onde a BIG conseguiu resolver logo no primeiro desempate com um 19-15.

A organização alemã vai disputar no Rio de Janeiro o sétimo Major da sua história e o terceiro de forma consecutiva. Porém, em relação ao PGL Major Antwerp 2022, a BIG perde o estatuto de Legend e vai agora jogar com o estatuto de Challenger.