Através de JavaScripts e Active X, recursos que permitem desenvolver sites mais sofisticadas, os spywares podem ser enviados de um blog aos computadores dos seus visitantes, por meio de uma falha existente no Internet Explorer.

Hackers mal intencionados estão a aproveitar-se da popularidade dos blogs para usá-los como rampas de lançamento para spywares.

Através de JavaScripts e Active X, recursos que permitem desenvolver sites mais sofisticadas, os spywares podem ser enviados de um blog aos computadores de seus visitantes, por meio de uma falha existente no Internet Explorer.

Segundo Richard Stiennon, director de tecnologia da Webroot Software, fabricante de conhecido anti-spyware, os programas maliciosos podem vir escondidos também em scripts oferecidos gratuitamente aos blogueiros para que eles turbinem as páginas de seus diários pessoais.

Trata-se de mais um elo na corrente de publicidade distribuída à revelia dos internautas”, avisa Stiennon.

O problema é maior no Blogger, criador de blogs do Google. Acontece quando se clica no link “Next Blog”, ferramenta projectada para ajudar os “surfistas” online a descobrir novas fontes de informação. O Google admite a vulnerabilidade e diz que está a tentar corrigi-la.