O sistema, criado por uma pesquisadora da Universidade de Southampton, na Inglaterra, permite que alguém que goste de um assunto possa aprender tudo sobre ele, num só clique do mouse.
Imagine conseguir resultados mais apurados que o do Google. Imagine obter mais informações sobre músicas do que proporciona a loja virtual iTunes. A imagem que se materializará será a do mSpace, sistema de busca semântica na Web, desenvolvido pela pesquisadora monica schareafel (sic), da Universidade de Southampton, na Inglaterra.
A cientista inglesa preparou uma demonstração(só funciona com o Firefox ou o Mozilla) do mSpace com base em pesquisa sobre “música clássica”. O que se vê é uma página que apresenta tudo sobre o tema: áudios, imagens, vídeos e textos sobre a vida e obra de compositores. Não é preciso, como no Google, por exemplo, navegar por uma dezena de links para encontrar o que realmente interessa.
”O mSpace permite que alguém que goste de um assunto possa aprender tudo sobre ele, num só clique do mouse”, esclarece schareafel.
O mSpace também organiza os itens relacionados à matéria desejada ao gosto do freguês. É possível também trocar, acrescentar ou subtrair categorias. Apesar do sucesso do sistema entre o público académico, schareafel não encontrou ainda financiamento para finalizar a ferramenta.