Fotografia: João Ferreira/PGL

Cloud9 ainda sonha com o apuramento para o BLAST.tv Paris Major 2023. Este sábado (15), a equipa russa desenvencilhou-se da BIG em apenas dois mapas e marcou encontro com a FaZe no duelo decisivo do Last Chance Qualifier.

A equipa de Dmitry “sh1ro” Sokolov começou a série da melhor forma e “roubou” logo o mapa do adversário, Anubis. Um bom arranque no CT side deu margem à Cloud9 para trabalhar e, embora a BIG tenha apresentado uma boa recuperação na primeira metade, foram os russos a chegar ao intervalo em vantagem (8-7).

Na mudança para o T side, a formação da região CIS viu o adversário começar melhor e passar mesmo para a frente do marcador (9-10). Porém, o momento crucial do mapa foi logo a seguir: quatro rondas de uma assentada devolveram a liderança e o controlo do jogo à C9, que manteve a frieza depois de ver a BIG empatar novamente a contenda e montou nova série, desta vez de três rondas consecutivas, para fechar o mapa em 16-13.

Ultrapassado aquele que seria, na teoria, o obstáculo maior, a Cloud9 tinha agora a faca e o queijo na mão para fechar o embate. A equipa de Leste tinha pela frente o seu mapa de eleição na série, Vertigo, e começou relativamente bem a contenda. Embora tenha perdido as primeiras quatro rondas, a equipa de Vladislav “nafany” Gorshkov venceu oito das últimas 11 para chegar ao intervalo a vencer por 8-7. O CT side foi bem mais “limpo” numa primeira fase e rapidamente a equipa russa chegou aos match points com o resultado de 15-8. Nessa altura surgiram algumas dificuldades para fechar o mapa, mas foi numa ronda de pistolas que os russos completaram a tarefa com o 16-12.

A separar a Cloud9 de Paris está agora a FaZe. As duas equipas defrontam-se ao início da tarde — 13h15 no horário de Portugal Continental — e só a vencedora vai ter direito a um bilhete para a capital francesa e para o derradeiro torneio Major de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

Vitality garante estatuto de Legend

Vitality conseguiu esta manhã o apuramento direto para a Legends Stage em Paris. A equipa internacional venceu a Monte por 2-0 no encontro que decidiu o terceiro lugar do RMR B europeu e garantiu que não vai ter de passar pela primeira fase da competição.

Depois de um grande arranque em Nuke, com um 10-5 conseguido no T side, a equipa de Dan “apEX” Madesclaire esteve em apuros. A Monte deu a volta ao texto para passar a liderar por 10-14 no seu T side, mas uma nova reviravolta de última hora permitiu ainda à equipa mais cotada chegar ao 16-14.

Quebrada a resistência da equipa de Viktor “sdy” Orudzhev, o segundo mapa foi bem mais tranquilo para as cores da Vitality. Em Mirage, o fator que fez a diferença foi o T side da equipa europeia na segunda metade, que não permitiu que a Monte recuperasse terreno no marcador. O resultado final foi de 16-7.

O duelo deste sábado serviu apenas para decidir qual das equipas entra diretamente na Legends Stage e qual terá de passar pela Challengers Stage. A Monte vai começar o seu trajeto em Paris mais cedo, mas as duas equipas têm o principal objetivo conseguido, o apuramento.