Call of Duty já tem mais de 1 ano e aparte das inconsistências, uma coisa permaneceu constante: mudança. Durante o seu primeiro ano de vida, o jogo tem sofrido constantes alterações – e de acordo com um número crescente de jogadores – tornou-se num jogo menos divertido de jogar. A maioria fica contente em colocar as culpas nos “patches” da Infinity Ward e nas alterações realizadas por estes.
As duas principais queixas são: o sistema de salto e da utilização da “sniper”.
A Infinity Ward tornou-se o “bode expiatório” sem que os jogadores tenham notado a evolução natural da competição e o objectivo de ganhar no do CoD.
Se os “patches” nunca tivessem saído, nós teríamos visto o abrandar do jogo, mais metódico onde as equipas iriam fazer tudo para ganhar vantagem sobre a concorrência. Embora o eSports não possa ser comparado com o desporto profissional, é fácil perceber que a evolução é idêntica.
Porque é que as equipas propositadamente atrasam o jogo com tácticas que são menos divertidas ? Porque funcionam. Jogadores tiveram de incorporar novos métodos de jogar com o objectivo de ganhar…
A principal razão pela qual o CoD está a ficar mais lento, é devido à evolução da técnica das granadas aka “nades”. Na versão 1.1 cada arma vinha com 3 granadas e eram atiradas em de qualquer maneira ou em fuga.
Com a chegada do patch 1.2, mesmo no meio da “revolução” das granadas, pouco ou nenhum impacto teve no seu progresso. A defesa também estava a improvisar, “nades” eram colocadas com extrema precisão (sei de clans treinam horas, só em granadas).
Temos o caso do mp_railyard: as equipas costumavam correr em direcção ao inimigo e atirar as granadas ao mesmo tempo, mas agora as mesmas são feitas com “timming” e em posições que demoram uns 30 segundos para se colocar em posição. Portanto se perdemos 30 segundos para alinhar as granadas, não podemos estar a “rushar”…logo aí…o jogo fica mais lento e muito mais táctico.
É obvio que as alterações nas snipers, hitboxes e nos saltos tiveram um grande impacto no Call of Duty, mas ficaram em segundo plano relativamente ao desenvolvimento das granadas e dos “iron sights”, que fazem parte de uma maior competitividade.
Fiquem a saber que o Call of Duty pode ser jogado tão rapidamente como na versão 1.1, com “rushs” de Thompson ou PPSH em todas as rondas.
IW não nos obriga a ficar parado 1 minuto para começar, nem nos obriga a alinhar granadas que demoram mais de 30 segundos…. os patches não fizeram o Call of Duty mais lento… foram os jogadores que o fizeram…
Pensem nisso…