Fotografia: Valve/FMPONE

Mapa que não esteve muito tempo ativo no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) mas que esteve o suficiente para conquistar o agrado dos jogadores, Santorini pode estar de regresso para o Counter-Strike 2 (CS2). O conhecido criador de mapas Shaun “FMPONE” Snelling partilhou recentemente as primeiras imagens do mapa convertido para a nova versão do FPS da Valve.

O mapa sempre foi muito elogiado pelas texturas brilhantes e pela sua verticalidade, aspetos que poderão surgir ainda melhorados pelas novas potencialidades do CS2 a nível gráfico. Embora tenha recolhido elogios da comunidade quando foi lançado como parte da Operação Wildfire, em fevereiro de 2016, o mapa foi retirado da Active Duty map pool do CS:GO após o término da mesma, em outubro do mesmo ano. A partir desse momento, Santorini tornou-se disponível para jogar apenas através do workshop da Steam.

Durante o período em que esteve ativo, o mapa foi até jogado num showmatch entre Flipsid3CSGOLounge, à data duas equipas do top 20 mundial, em março. A saída do mapa do jogo não impediu a comunidade de continuar a suspirar pelo mesmo, de tal forma que a FACEIT fez até a vontade de colocar o mapa na sua map pool por um período breve em 2017.

Ainda não é certo se Santorini fará o regresso à Active Duty map pool no CS2. Na pior das hipóteses, poderá vir a continuar a ser jogado através do workshop. De qualquer das formas, a conversão está feita e as primeiras imagens do mapa na nova versão do FPS da Valve são de deixar água na boca. A comunidade mostrou, de resto, muito agrado com o resultado final.

No mesmo tweetFMPONE foi questionado em relação ao Cache, mapa no qual trabalhou anteriormente e cujo trabalho ficou famoso. O criador garantiu que a conversão de Cache para o CS2 será feita posteriormente, sendo que está a canalizar todas as lições aprendidas com a conversão de Santorini para esse próximo projeto.