Fotografia: Blake Borchers

Acabou o ALGS Championship 2022, o campeonato do mundo de Apex Legends. A australiana DarkZero Esports foi a grande vencedora e garantiu o grande prémio de 500 mil dólares.

Havia duas equipas com representação nacional: AYM e Acend. A primeira foi obrigada a jogar sem o português Filipe “Hiarka” Morgado, que testou positivo à COVID-19 e foi impossibilitado de participar na Grande Final.

AYM e Acend não começaram da melhor forma e ao fim de quatro rondas somavam apenas 9 pontos, colocando os dois emblemas no fundo da tabela. A ronda 5 viu a FURIA chegar ao Match Point, mas nessa ronda também houve um salto gigante da AYM, que venceu a partida e saltou para o sétimo lugar.

Infelizmente para os fãs portugueses, esse momento acabou por ser o relevante para a participação de AYM e Acend na competição. Por um lado, a AYM não conseguiu depois mais do que um 11º lugar nas rondas seguintes, enquanto a equipa de Francisco “k4shera” Alves terminou sempre na parte inferior da tabela.

Com Match Point nas mãos, a FURIA foi tentando de tudo para fechar a grande final, mas só conseguiu o 2º lugar. Nomes como GMT estavam a dar tudo por tudo para ir atrás do prejuízo, mas mal a DarkZero se viu com a chance de fechar tudo, os australianos foram para a frente com a sua investida e remataram tudo na ronda 9, na qual encontrou seis eliminações para além do primeiro lugar na tabela.

Com uma prize pool de 2 milhões de dólares, o ALGS Championship 2022 terminou com a vitória da DarkZero após quatro dias de ação. É de notar, no entanto, que o campeonato ficou marcado por várias críticas à EA, dado que vários jogadores ficaram impossibilitados de jogar o torneio. Caso um jogador contraísse Covid-19, como no referido caso de Hiarka, não havia solução para prosseguir na competição.

Fotografia: Blake Borchers