Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A FTW  prepara-se para iniciar a defesa dos títulos da Master League Portugal e da ESL Masters España. Em entrevista exclusiva ao FRAGlíder, Diogo “DDias” Dias fez a antevisão dos torneios, falou sobre o estado de espírito da equipa e também da troca de Francisco “kst” Fragoso por Bruno “suka” Meira.

Lê a entrevista na íntegra (Nota: a entrevista foi realizada a 17 de setembro de 2022):

 

FRAGlíder: Que coisas positivas é que a FTW tirou da ESL Pro League?

DDias: Acho que o principal ponto foi que aprendemos muito sobre os mapas. Havia erros que estávamos a cometer e que nem sabíamos que os tínhamos. Foi basicamente isso que pudemos tirar da Pro League, jogar contra este tipo de equipas e o conhecimento dos mapas.

Como é que está o estado de espírito da equipa nesta fase?

Podia estar melhor. Acho que tantas derrotas estão a afetar-nos. Temos tido jogos em que podemos fazer muito melhor e acho que o não conseguir ganhar um mapa nos está a afetar um bocadinho. Mas não está, de todo, mau. É só um pouco de frustração.

A MLP e a ESL Masters são duas competições que ganharam na última temporada. A equipa está agora numa fase totalmente diferente da que estava quando isso aconteceu. Estão reunidas as condições para revalidar os títulos, ou sentem que a dificuldade dobrou?

Acho que é mesmo isso, que vai ser o dobro da dificuldade. Acho que, no ano passado, ainda não nos conheciam muito bem. Éramos underdogs, não tínhamos pressão e agora é diferente. Com as trocas, estamos a jogar um bocado pior, ainda não encontrámos o nosso estilo. Não vai ser nada fácil renovar os títulos da MLP e da ESL.

Que análise fazes aos grupos de ambas as competições?

Na MLP, acho que o jogo mais difícil será contra GTZ. Têm andado a jogar muito bem, fizeram uma boa prestação na qualificação para o RMR. Os outros dois jogos, da forma que estamos a jogar, não vai ser fácil. Mas acho que, até lá, conseguimos dar uma boa cara. Sobre a ESL Masters, como já disse, os GTZ são uma equipa muito difícil de ganhar. Acrescentando os Movistar, é um grupo extremamente difícil, mas vamos dar o nosso melhor.

Estamos a falar já depois de terem jogado para a CCT, num jogo que acredito que também tenha sido emocionalmente desgastante para vocês, sobretudo no Inferno. Vocês surgiram com o suka no lineup. O que é que leva à saída do kst? É uma decisão que parte da equipa?

O espírito estava baixo, estávamos a ter algumas discussões. O arrozdoce, quando o ewjerkz e o story saíram, queria assumir a posição do ewjerkz, ou seja, ganhar espaço. Ele não estava a fazer bem esse papel, estávamos a jogar mal e ele não estava a sobressair. Optámos por ir buscar o suka, que é um jogador mais solto e voltar com o arrozdoce para lurker, que é o que ele estava a fazer e faz bem. A personalidade dele também não ajudava muito na posição onde estava, onde tinha que falar muito, tinha que dar muitas calls sobre o que é que estava a fazer e ele, como pessoa, é muito calado. Nada contra o kst, acho que ele é um excelente jogador, mas acho que nós precisávamos desta mudança. O arrozdoce naquela posição não resultou e estamos agora a ver como é que corre com o suka.

arrozdoce vai voltar ao papel anterior na equipa.

É uma decisão que parte exclusivamente dos jogadores ou é tomada em conjunto com a estrutura da FTW?

A nossa decisão foi entre jogadores e depois comunicada à organização. A organização apoiou e então fomos para a frente com isso.

Para além da mudança de papel do arrozdoce, há mais alguma mudança provocada por esta saída do kst?

Não, espero bem que não. Acho que agora estamos confortáveis, cada um nas suas posições. O suka vai-se adaptar a algumas, mas já deu para ver que é um rapaz calmo e que gosta de ouvir. Acho que vai evoluir muito. Vamos ver se consegue fazer bem a posição dele e, se conseguir, estamos num bom caminho para sermos sólidos e evoluir cada vez mais.

O suka é uma solução a tempo inteiro ou vocês estão a experimentar e a ver no que dá?

Já definimos que vai ser ele. Vamos jogar com ele o resto da temporada, espero eu, e vamos a partir daí.

Da última vez que conversámos, disseste que iam precisar de dois meses para estar na máxima força. Presumo que, com tudo isto que aconteceu, essa estimativa possa estar algo alterada…

Não. Eu, na altura, disse que eram dois meses para estarmos na máxima força, para tanto o arrozdoce como o kst se habituarem às posições, mas não o estávamos a conseguir fazer. Parecia que a cada dia estávamos a ficar piores, mais desconfortáveis e com mais discussões. Acho que agora, como não temos que dar o passo atrás com o arrozdoce, que é muito bom a lurkar, só temos que dizer ao  como é que tem que abordar o jogo. Não vamos estar a 100%, como é óbvio, mas acho que daqui a um, dois meses, vamos estar na máxima força. Agora se será suficiente ou não…

Achas que o facto de agora só estares a adaptar uma pessoa e não duas, pode acelerar o processo?

Sim, sem dúvida. Foi por isso que fizemos essa troca. Estamos na esperança que aconteça isso mesmo, só a adaptação de um jogador. Acho que vai ser mais rápido, o suka também é um jogador muito inteligente e acho que vai ser mais rápida a evolução. Mas até ganhar algum torneio, só o tempo o dirá.

E como é que vocês ficam em termos de map pool? Vocês jogaram algumas vezes Overpass, que diziam ser um mapa que o kst gostava de jogar. Com o suka vai-se manter o plano original ou há mudanças?

O plano mantém-se em relação à map pool. Vamos continuar a banir Mirage e vamos ter que trabalhar muito o Overpass.

Perante tudo isto, onde posicionas a FTW no cenário nacional nesta altura? Sentes que partem em desvantagem?

Há sempre alguma desvantagem, mas também temos jogadores com muita experiência como o stadodo. Acho que nesse aspeto vai ajudar. Penso que conseguimos bater-nos com todas as equipas da MLP e da ESL, por isso acho que não vai ser um grande problema.

 

O primeiro jogo da FTW na MLP está agendado para o dia 21 de setembro. A fénix defronta a Panthers a partir das 19 horas.