Vitality está fora do IEM Rio Major 2022, juntando-se a FaZeNIP no lote de equipas afastadas de forma surpreendente na Legends Stage da competição. Esta segunda-feira, a equipa de Dan “apEX” Madesclaire (na imagem) foi derrotada pela ENCE por 0-2 (12-16 Vertigo, 15-19 Nuke) e disse adeus ao sonho de erguer o troféu no Rio de Janeiro.

A equipa que lidera o ranking mundial da HLTV.org escolheu Vertigo e foi lá que a série começou (mal). Desde os primeiros instantes que a ENCE parecia estar preparada para o desafio e o espanhol Alvaro “SunPayus” Garcia começou rapidamente a contabilizar kills em catadupa e a trazer a vantagem para o seu lado. Ainda assim, a Vitality conseguiu realizar uma primeira parte aceitável e conquistar seis rondas no T side.

Vê também:

Contudo, a equipa de Mathieu “ZywOo” Herbaut não conseguiu confirmar a reviravolta no lado teoricamente mais acessível do mapa. SunPayus continuou a ser um pesadelo para a Vitality e a ENCE fechou mesmo o mapa com o resultado de 16-12. O espanhol apontou 35 kills e apresentou de imediato a candidatura a MVP da série.

A série seguiu para Nuke, o mapa escolhido pela formação de Marco “Snappi” Pfeiffer, e por momentos o cenário mais provável foi o de se ter um terceiro mapa. Depois de passar grande parte do encontro em desvantagem, a Vitality conseguiu encontrar forma de na reta final do mapa se chegar à frente e quebrar a economia adversária. A equipa de apEX teve um map point no T side (15-14), mas não conseguiu converter uma situação de 4v2 e acabou por ter que disputar o prolongamento, onde foi completamente varrida do servidor.

Desta forma, a equipa vencedora da ESL Pro League S16 e uma das candidatas a chegar às derradeiras rondas no Rio de Janeiro está fora da competição. Um dia depois da chocante eliminação da FaZe, a comunidade mundial de CS:GO volta a abrir a boca de espanto com a saída de cena precoce daquela que é a líder do ranking mundial. A ENCE, por outro lado, segue para o derradeiro BO3 em busca de se apurar para a fase seguinte.

fnatic no top 8

fnatic, por outro lado, está de regresso ao top 8 de um Major. A equipa de Freddy “KRIMZ” Johansson bateu a BIG por 2-0 (16-14 Overpass, 16-7 Mirage) e conseguiu o terceiro triunfo em quatro jogos.

O primeiro mapa, escolhido pela equipa de William “mezii” Merriman, foi disputado até à última. Apesar de uma grande primeira parte, com nove rondas conquistadas no T side, ter deixado tudo bem encaminhado para a equipa da fnatic, foram precisas ainda assim as 30 rondas do tempo regulamentar para se encontrar um vencedor. No final, acabou por prevalecer a equipa internacional com o resultado de 16-14.

Bem mais esclarecedora foi a vitória da fnatic no segundo mapa, Mirage. Após um belo CT side, que valeu uma vantagem de 10-5 ao intervalo, a equipa de KRIMZ — teve um belo segundo mapa, com 28 kills — não teve problemas em fechar as contas no T side. A fnatic travou qualquer tipo de reação que a BIG pudesse ter para dar na etapa complementar e selou o triunfo com o resultado de 16-7.

Depois de Cloud9FURIAOutsiders, a fnatic é a quarta equipa a garantir o acesso à Champions Stage da competição. A derradeira fase do IEM Rio Major 2022, que se vai jogar na Jeunesse Arena, tem ainda quatro vagas por definir.