Dust2

IEM Rio Major 2022 terminou este domingo, com a vitória da Outsiders na grande final sobre a Heroic, e marcou mais um torneio Major com Dust2 a ser a última escolha dos participantes. Pela terceira vez consecutiva em torneios da categoria, o lendário mapa foi o menos escolhido pelas equipas.

Ao longo de toda a prova foram jogados 68 mapas, mas apenas dois deles foram Dust2, um dos mais antigos da map pool ativa. Em termos percentuais, o mapa representou 2.94% das escolhas dos participantes. Por outro lado, Mirage — também dos mapas mais antigos na pool — foi a maior preferência: foi jogado por 16 vezes, o que representa 23.5% do total.

A primeira vez que Dust2 surgiu no IEM Rio Major foi na terceira ronda do formato suíço da Legends Stage, num encontro entre Outsiders e Spirit que caiu para o lado dos futuros campeões. Dois dias depois, o mapa voltou a ser jogado na quinta e derradeira ronda do formato suíço, com a NAVI a bater a BIG para seguir em frente para o Champions Stage.

“Novatos” estiveram em evidência

Logo a seguir na tabela surgem os dois mapas mais recentes da poolAncientVertigo. Os dois “novatos” foram do agrado dos participantes durante a competição e cada um deles surgiu por 11 ocasiões nos encontros.

Os números, de resto, surgem bem equilibrados, com exceção dos mapas mais e menos jogados, que estão a alguma distância dos restantes. AncientVertigo completam o pódio, mas Inferno foi jogado por dez vezesOverpassNuke surgiram por nove ocasiões cada, o que representa uma diferença muito curta entre o pódio e o meio da tabela.

A tabela final dos mapas jogados no IEM Rio Major 2022:

Mapa N.º de vezes jogado
Mirage 16
Ancient 11
Vertigo 11
Inferno 10
Overpass 9
Nuke 9
Dust2 2

 

Apesar de ser a terceira vez consecutiva em que Dust2 é o mapa menos jogado em torneios Major, os números do mesmo no Rio de Janeiro sofreram uma queda em relação aos torneios anteriores. No PGL Major Antwerp 2022, o mapa foi jogado por quatro vezes e antes disso, no PGL Major Stockholm 2021, foi escolhido em oito ocasiões. A tendência tem sido, portanto, para que as equipas confiem cada vez menos no mapa, abrindo espaço às habituais discussões da comunidade sobre mudanças na map pool.