lan-sports exotic island, é este o nome da mais recente organização nacional. Como já devem ter percebido, trata-se da fusão da organização lan-sports com a exotic-island numa só, mantendo algumas equipas e deixando outras pela caminho como era de esperar.

Muitos poderão estar neste momento estupefactos com tal acontecimento enquanto outros vêem esta notícia como a confirmação de rumores, estando cada um a formar a sua opinião (ou tentativa de) acerca do sucedido.

Ambos os presidentes mantêm o cargo, ou seja, teremos ambos Hélder “blackpanther” Oliveira e Emanuel “nImp” Carneiro como presidentes desta nova organização. No entanto, e como todos nós sabemos, quando vão duas pessoas no mesmo cavalo, apenas uma pode ir na frente portanto apenas o futuro dirá se tal parceria será saudável.

No que toca ao assunto que estará neste momento a importunar muitos de vocês, as equipas, já existe uma lista definida das equipas que se mantêm após esta fusão de organizações, são elas:

ex lan-sports

» Counter-Strike 1.6
» Medal of Honor: Allied Assault, Spearhead

ex exotic-island

» Counter-Strike 1.6 Brasil
» Counter-Strike: Source
» Call of Duty 2
» Quake 4
» Unreal Tournament 2004
» Football Manager 2007
» Pro Evolution Soccer 6
» Warcraft III: The Frozen Throne


Comunicado lan-sports exotic island

Sexta-Feira, 11 de Maio de 2007

As duas maiores instituições a nível nacional têm o prazer de anunciar a sua fusão. Lan-Sports e Exotic Island têm o prazer de anunciar que a partir de hoje serão apenas uma organização, onde juntarão o melhor de ambas as partes com o intuito de formar a maior e melhor organização em Portugal.

Para não se perder a história de nenhuma das organizações, ficou decido por ambas as partes que o nome mais apropriado para o novo projecto seria: lan-sports.com exotic island.

Como referido anteriormente, o principal motivo que levou à criação desta fusão foi para que se pudesse criar a maior e melhor Associação de Desportos Electrónicos em Portugal.

Cada uma das organizações preenche as lacunas de que a outra padecia, pelo que a fusão tornará esta Associação quase perfeita, não só a nível estrutural e administrativo como também no âmbito desportivo, organização de eventos e actividades para a comunidade gaming nacional.

Com as melhores equipas e jogadores distribuídos pelas várias divisões que irão compor a estrutura desportiva da associação lan-sports.com exotic island, estamos certos que os tempos vindouros serão preenchidos de vitórias e mais vitórias, sempre com a ambição de chegar cada vez mais longe no panorama mundial.

Estamos certos de que este foi um grande passo para que o caminho do gaming em Portugal mude um pouco para melhor. As perspectivas que temos para o futuro, quer a nivel desportivo quer a nivel de organização de eventos, terão apenas um objectivo principal: a evolução.

A toda a comunidade, pedimos o vosso apoio e incentivo, pois sem vocês nós também não poderemos evoluir.


Entrevista com Emanuel Carneiro

Como é que tudo isto começou? De quem foi o primeiro contacto, a primeira intenção de fundir duas das organizações de topo?

O primeiro contacto foi dado pelos Exotic, nomeadamente pelo seu lider (BlackPanther). Ele fez-nos uma proposta de fusão das organizações, e estivemos a estudar o assunto durante algumas semanas, até definirmos tudo o que havia para definir e chegarmos a decisão final de prosseguir com a fusão.

O crescimento de um mercado baseia-se numa crescente rivalidade entre os seus participantes, como pode a assimilação de duas das maiores organizações a nível nacional fazer com que este mercado cresça e se expanda?

Penso que irão sobrar mais recursos também para as outras organizações, se se dedicarem e mostrarem profissionalismo, o que é extremamente importante para angariar melhores condições.

Quais serão os primeiros resultados práticos desta fusão? Já há algo preparado que venha de certa formar solidificar perante os olhos da comunidade este projecto?

Sim, basicamente a fusão vai juntar “a fome à vontade de comer”, ou seja: os exotic eram a organização com mais patrocinadores e melhores condições, nós tínhamos as melhores equipas, principalmente no Counter-Strike 1.6. Eles precisavam de uma equipa, nós precisávamos de patrocinadores. Portanto, só neste aspecto já foi benéfico para ambos.

A organização exotic-island não teve o sucesso desejado nos últimos dois eventos que organizou tendo sido o feedback dos participantes mau. Como poderá a lan-sports intervir nesta área de forma a alterar toda esta imagem deixada tanto da Paradise Lan Party como do Gamechallenge 2007?

Eu ultimamente não tenho estado muito por dentro dos eventos que se vão organizando uma vez que tenho estado fora do país em negócios. Passei na Exponor para dar uma vista de olhos assim muito breve, e pelo que me pareceu, pelo aparato eles tinham boas condições. Se a nível organizativo não correu muito bem é porque provavelmente as pessoas que estavam na organização não estavam bem preparadas, não pode ser apenas uma pessoa a fazer um evento, quando isso acontece, as coisas não correm pelo melhor. Pelos rumores que ouvi, também houveram algumas falhas dos fornecedores do material que não chegaram em boas condições e teve de haver um improviso de última hora.

No entanto penso que contando com a experiência dos elementos dos exotic, e com a experiência dos elementos da lan-sports.com na organização de eventos, daqui por diante poderá ser melhor, e haverá menos complicações.

De qualquer maneira, penso que em eventos como este, há sempre algumas pessoas a queixarem-se. Num universo de 1000 pessoas, se agradarmos a 800 já é excelente. Obviamente que o objectivo é sempre fazer melhor, mas haverá sempre alguém insatisfeito ou exigente demais 😉

Muitos têm contestado o crescente número de equipas em que as organizações de topo apostam. Não seria mais lucrativo, e de certa forma positivo, direccionar os poucos apoios que existem em Portugal para as áreas que oferecem maior rentabilidade e uma maior prespectiva de crescimento do mercado?

O problema é esse. A comunidade pensa que o CS é que dá dinheiro, que as equipas de topo só deveriam apostar no CS, mas, para fora da comunidade ninguém quer saber do CS. Não estou a menosprezar de alguma forma o CS ou qualquer outro jogo, mas penso que se as organizações querem evoluir, deverão apostar noutras áreas. Para quê? Simples, se der visibilidade, obviamente que atrairá patrocinadores. E depois é a tal questão, uma coisa é apresentares um relatório mensal a um patrocinador a dizer “A nossa equipa ganhou o torneio internacional da pontinha e arredores”, outra coisa, é chegares com uma lista de quase do tamanho de uma folha A4 e dizeres “A nossa equipa de CS ganhou X, Y, Z. A nossa equipa de CSS ganhou A, B, C”. Ou seja, mostra muito mais actividade e consequentemente, promoção de uma marca. Isso sim, é que interessa aos patrocindadores. O simples facto de termos uma equipa de Counter-Strike 1.6 que é TOP3 no Brasil, abre-nos imensas portas para explorarmos patrocinadores de várias áreas, quer em Portugal, quer no Brasil, quer no Mundo. E isso além de fazer crescer o nome da organização, faz crescer também a sua conta bancária, que assim também terá mais condições para dar às suas equipas. É o chamado efeito “Bola de Neve”, vais somando grão a grão, quando reparares consegues fazer uma casa em gelo.

Certamente que este assunto dará que falar nos próximos tempos, desejas deixar alguma mensagem de despedida/incentivo ou apenas agradecer a quem vos apoia?

Espero que sim, que dê muito que falar e, obviamente pelas melhores razões. Esperamos que a comunidade veja em nós um exemplo a seguir e que hoje fique marcado para sempre como um dia importante para a comunidade gaming nacional.

Quanto aos agradecimentos, é os do costume: aos meus pais, porque sem eles não estava cá.

Mas desta vez vou estender os agradecimentos a um amigo que me têm ajudado e apoiado bastante nos últimos tempos e que tem sido aquilo que se pode chamar mesmo de amigo, ou se quiseres, de “irmão”: Um grande abraço para o Gustavo ‘GuFaZ’ Seabra.


O site oficial da equipa estará online brevemente, de momento apenas está confirmado o endereço. A casa virtual da organização lan-sports exotic island será no www.lansports-exotic.com, estejam atentos pois a primeira versão estará disponível brevemente.

Ao Fraglider™ resta apenas desejar boa sorte na esperança que este seja um projecto duradouro e saudável em todos os aspectos possíveis e imaginários.