Ao segundo dia de fase de grupos na IEM Cologne 2022, as primeiras duas equipas foram eliminadas e a fava saiu a ENCE e Heroic. Esta sexta-feira, os dois conjuntos sofreram o segundo desaire na prova e já não têm hipótese de seguir em frente.

Depois de um encontro equilibrado frente à NIP, mas que terminou com um desaire por 0-2, a Heroic voltou a não conseguir vencer qualquer mapa. A equipa dinamarquesa mediu forças com a MOUZ e tudo parecia estar a correr pelo melhor, mas rapidamente as coisas se complicaram para os nórdicos.

A série começou com o mapa escolhido pela MOUZ, Vertigo, e a primeira parte foi bastante desequilibrada. À defesa, a Heroic construiu uma vantagem de 12-3 e parecia que o fim do primeiro mapa seria apenas uma formalidade. Contudo, o jogo mudou completamente na segunda metade e foi o lineup internacional a vencer por 16-13 para se adiantar na série. Sob pressão depois de ter perdido um mapa que parecia no bolso, a Heroic não se voltou a encontrar e o Nuke também caiu para a MOUZ, desta vez por 16-10.

A ENCE, por outro lado, mediu forças com a G2 num encontro de titãs e que ia deixar uma das equipas de fora da competição. A equipa de Aleksi “Aleksib” Virolainen escolheu Dust2 para arrancar a série e conseguiu mesmo sair na frente da mesma, com uma reviravolta na segunda parte para vencer por 16-13.

A série seguiu para Ancient, mapa escolhido pela ENCE, e o conjunto de Marco “Snappi” Pfeiffer parecia muito bem encaminhado para poder forçar um terceiro mapa, já que terminou a primeira parte com um 8-7 conseguido no T side. Porém, a G2 revelou um ataque extremamente forte na segunda metade e um parcial perfeito de 9-0 permitiu a reviravolta e o 16-8 que fechou a série.

NAVI e Movistar Riders já estão nos play-offs

A jornada de sexta-feira apurou também as primeiras equipas para os play-offs. A NAVI e a Team Vitality são os primeiros conjuntos a garantir o bilhete para a Lanxess Arena.

A equipa de Aleksandr “s1mple” Kostyliev despachou facilmente um embate diante da NIP que se previa mais equilibrado do aquilo que foi realmente. A estrela da companhia apareceu em grande nível e teve também Viktor “sdy” Orudzhev em grande plano, com ambos a combinarem para 43 kills em Overpass, mapa escolhido pelos suecos e que a NAVI venceu por arrasadores 16-3.

A série seguiu para Nuke, onde a NAVI continuou a comandar as operações. Após um T side bem conseguido, que valeu uma vantagem de 8-7, os ucranianos não cederam qualquer ronda na defesa e fecharam o encontro com um 16-7.

A Movistar Riders, por outro lado, prolongou a caminhada de sonho diante da Team Vitality. Numa reedição do jogo do play-in, que os espanhóis na altura venceram por 2-0, tudo parecia estar a encaminhar-se para igual desfecho. Os jinetes arrasaram por completo o adversário em Mirage e “roubaram” o mapa da Team Vitality com um 16-4.

No entanto, a equipa de Dan “apEX” Madesclaire não baixou os braços e respondeu com grande categoria em Vertigo. O mapa escolhido pelos Riders foi extremamente desequilibrado a favor dos franco-dinamarqueses, que venceram por 16-3 e empurraram a decisão para Nuke. A equipa espanhola começou do lado mais favorável, o defensivo, mas a vantagem ao intervalo era de apenas 8-7 e as probabilidades estavam a favor da Team Vitality, mas uma reviravolta de última hora no T side permitiu à Movistar Riders vencer por 16-12.

FaZe e Astralis estreiam-se com vitória no grupo B

O dia foi de estreia para FaZe Clan e Astralis no grupo B da competição. As duas equipas venceram por 2-0 e estão mais perto de chegar à Lanxess Arena.

A equipa de Finn “karrigan” Andersen colocou um travão no bom momento da 00NATION. Depois de ter conseguido um 16-13 em Ancient, mapa escolhido pelos sul-americanos, a FaZe Clan completou a tarefa com um 16-10 em Inferno.

A Astralis, por outro lado, bateu a FURIA com uma bela exibição. Os dinamarqueses escolheram Nuke e confirmaram o favoritismo com um confortável 16-8. O segundo mapa, escolhido pelos brasileiros, foi Mirage que, apesar de não ser o melhor dos mapas para os nórdicos, terminou com um 16-13 a favor da equipa comandada por Lukas “gla1ve” Rossander.

A uma vitória de atingir os play-offs, FaZe Clan e Astralis vão defrontar Spirit e Cloud9, respetivamente. 00NATION e FURIA vão jogar para se manterem em prova diante de Team Liquid e Outsiders, por esta ordem.