ESEA pronunciou-se sobre o recente bug que foi reportado na sua plataforma e castigou alguns elementos, incluíndo o treinador da 1shot.

Há poucos dias o coach bug voltou a ser falado, sobretudo por casos que têm acontecido em partidas atuais. Marat2k que trouxe este assunto para o Twitter, acusou s0undwave- de utilizar este bug, que permitia ter camara livre e viajar pelo mapa, uma variante já conhecida do coach bug.

A ESEA diz que este bug atingiu um número limitado de pessoas, que já foram identificadas e, consequentemente, foram punidas com um castigo de 2 anos na plataforma. Na lista de castigos está s0undwave, mas também Nikita "lostdf" Babalykov, treinador da equipa russa 1shot.

Outro treinador castigo é xqwertt, treinador da Born in The East, uma equipa da divisão asiática na ESL Challenger League.

Além de medidas preventivas, a ESEA irá ainda analisar demos passadas das suas competições, para verificar se há mais casos de abuso deste erro. A plataforma deixa ainda aberta a possibilidade dos jogadores reportarem partidas suspeitas, através deste link.