Depois de um enorme descontentamento acerca da regra que não permitia os jogadores inscritos como suplentes na ESL Pro League estarem autorizados a participar nos qualificadores abertos para o RMR, a ESL decidiu fazer alterações no livro de regras.

No dia de ontem, Jerôme Coupez, CEO da Prodigy Agency, fez saber que os atletas que estão inscritos como suplentes na ESL Pro League não iriam estar autorizados a participar nos qualificadores abertos para o RMR.

No livro de regras oficial dos torneios ESL Pro Tour, a secção 2.2.2 do documento CSGO Roster Restrictions referia o seguinte: “Para um jogador a competir nas competições ESL Pro Tour CS:GO ter um contrato ou acordo para competir em torneios profissionais […] ou nas eliminatórias com duas ou mais equipas, é estritamente proibido, seja por escrito ou oral”.

Porém, esta notícia rapidamente se espalhou e a comunidade de CS:GO não reagiu nada bem. A ESL ouviu as críticas e decidiu alterar o livro de regras: “A ESL considera que os contratos ou acordos entre jogadores e equipes começam dois (2) dias antes da primeira partida do torneio(não obstante qualquer contrato real)”.

Isto significa que os atletas poderão agora disputar dois torneios diferentes, com equipas diferentes, desde que a última e a primeira partida tenham, pelo menos, dois dias de intervalo. Agora, os jogadores poderão estar como suplentes na ESL Pro League e participar nos qualificadores abertos para o RMR.

Lê também: