Os primeiros qualificadores abertos para os torneios RMR de acesso ao IEM Rio Major 2022 têm sido marcados por vários problemas com a ESEA, plataforma onde os encontros são jogados. O qualificador aberto sul-americano, de resto, está com atrasos em relação ao previsto.

No total, mais de 400 equipas estavam inscritas no primeiro qualificador aberto da América do Sul. Este número parece ter apanhado de surpresa os responsáveis da organização, já que a ESL tinha apenas… 45 servidores preparados.

A informação foi adiantada por um membro do staff, de nome aluminat1, numa publicação no Reddit. A referida publicação já foi, no entanto, apagada, mas o referido membro do staff da ESEA indicou que estariam 45 servidores prontos, “planeados com base no número de inscrições de eventos anteriores”.

A ESL terá tomado como ponto de partida o facto de alguns qualificadores terem tido um menor número de equipas. “A ESL Pro League Conference teve cerca de 50 equipas a participar e Valencia teve cerca de 40 equipas a participar na região”, afirmou aluminat1. No entanto, esses números estão bem aquém do número de registos assinalado para o arranque da caminhada até ao Rio de Janeiro e a plataforma acabou por não estar preparada para essa eventualidade.

Após os problemas verificados no primeiro dia, o que é certo é que os encontros do qualificador europeu vão decorrendo sem problemas no segundo dia de competição, já com menos equipas a participar. Quanto ao qualificador sul-americano, deverá chegar às derradeiras rondas esta madrugada.