

Apesar de terem cada vez mais adesão e serem visto por milhões de pessoas no mundo todo, em muitos países os Esports não têm o reconhecimento merecido. Contudo, na Suécia o panorama parece estar a mudar.
Ao início da tarde deste domingo, a GODSENT, organização de Esports sueca, partilhou um vídeo nas suas redes sociais a anunciar que, depois de vários anos de luta, os Esports foram aceites como membros da Confederação Sueca da Desporto.
Sweden + esports = true. Today we celebrate that esports after years of struggle finally have been accepted as a member of The Swedish Sports Confederation.
This is a big victory for esports in Sweden and will further strengthen our position as a top nation in the world.… pic.twitter.com/3XhY0fjMrm
— GODSENT (@GODSENT) May 28, 2023
Na publicação partilhada, a organização mostrou-se bastante feliz com este reconhecimento: “Esta é uma grande vitória para os Esports na Suécia e fortalecerá ainda mais a nossa posição como uma das principais nações do mundo”.
Por exemplo, no CS:GO, que está agora a chegar ao fim, a Suécia foi um dos principais países, no que diz respeito à produção de talentos. O país nórdico conta com 12 vencedores de Major, no total de 19 torneios realizados.
Desta feita, a Suécia dá um passo importante naquilo que é a valorização dos desportos eletrónicos. A partir de hoje, os Esports passam a fazer parte da Confederação Sueca da Desporto, tais como outras modalidades como o Futebol, ténis ou basquetebol.