Fotografia: SC Braga/EGN

Estoril Praia 22 Esports e o SC Braga/EGN são os primeiros líderes na edição 2022/23 da eLiga Portugal. As duas equipas lideram, respetivamente, os grupos A e B após a primeira jornada, disputada este sábado no Super Bock Arena, no Porto, no âmbito do Thinking Football Summit.

Estoril partilha liderança

A estrear um novo formato esta temporada, com duas partidas individuais disputadas em formato 2v2 e ambas pontuáveis, a competição arrancou com as partidas referentes ao grupo A e com a formação da Amoreira a sobressair. Perante o Casa Pia FTW, Pedro “Peter16” Gonçalves e Diogo “diogo_silva33” Silva fizeram dupla para bater Gonçalo “troppez” Brandão e Tiago “tcosta26” Costa por 2-0. As duplas mantiveram-se para a segunda partida, que terminou com igualdade a duas bolas, o que se traduziu na conquista de quatro pontos para os canarinhos.

Os quatro pontos, de resto, chegam à equipa da Linha de Cascais para liderar o grupo, mas o fator decisivo é a diferença de golos. Com uma diferença de +2, os estorilistas superam as restantes duas equipas que fizeram a mesma pontuação. Uma delas é o CS Marítimo K1CK, de Bernardo “Bernasfigue5” Figueiredo e Diogo “Somosnos” Brás, que conquistou quatro pontos com uma vitória por 2-1 e um empate a uma bola perante o Vitória SC.

A partilhar também a liderança está o Sporting CP, com a mesma diferença de golos dos insulares (+1). A equipa leonina estreou-se na prova com Ângelo “gouvy10” Gouveia e Filipe “KidFF” Ferreira e foi a dupla que reforçou os leões esta temporada que bateu o GD Chaves Esportzy por 1-0. Na segunda partida, Bruno “BAlmeida96” Almeida juntou-se a gouvy10, mas os dois não foram além de um nulo.

Na outra partida referente ao grupo A, o Rio Ave FC e o FC Paços de Ferreira DJE empataram a uma bola em ambas as partidas e conquistaram dois pontos. O eFCPorto SoccerSoul ainda não se estreou.

A classificação do grupo A:

Equipa Registo DG Pontos
1.º Estoril Praia 22 Esports 1-1-0 +2 4
2.º CS Marítimo K1CK 1-1-0 +1 4
3.º Sporting CP 1-1-0 +1 4
4.º FC Paços de Ferreira DJE 0-2-0 0 2
5.º Rio Ave FC 0-2-0 0 2
6.º Vitória SC 0-1-1 -1 1
7.º GD Chaves Esportzy 0-1-1 -1 1
8.º Casa Pia FTW 0-1-1 -2 1
9.º eFCPorto SoccerSoul 0-0-0 0 0

 

Golos valem liderança ao SC Braga/EGN

No grupo B, o SC Braga/EGN é líder, mas tem a companhia do SL Benfica Teleperformance. Contudo, a formação arsenalista tem vantagem na diferença de golos (sete contra três) e por isso segue no topo do grupo na eLiga Portugal.

No duelo contra o Portimonense, os minhotos não tiveram dificuldades para vencer ambas as partidas. Diogo “DiogoPeyroteo9” Peyroteo esteve em ambas as partidas, tendo feito dupla com Bruno “Dallano” Dias no primeiro embate, que terminou com vitória por 2-0, e com Diogo “licapu7_” Silva no segundo, que foi ainda mais desnivelado: 5-0 a favor dos bracarenses.

Os encarnados, por sua vez, bateram o FC Famalicão e também não sofreram golos no processo. No primeiro embate, João “rikhard11” Lourenço e Rodrigo “Rodrigol” Marques saíram vencedores por 2-0 e, na segunda partida, a mesma dupla triunfou por 1-0.

Nos outros embates, o GC FC Vizela dividiu pontos com o CD Santa Clara e o Boavista FC foi pelo mesmo caminho com o Gil Vicente FC Vincera. Os vizelenses, com José “zediogo19” Esfola e Guilherme “guixxis” Oliveira, venceram o primeiro embate por 2-1. A resposta dos açorianos surgiu na segunda partida, com Gonçalo “Fam” Costa e Bruno “BrunoRato” Rato a triunfarem por 3-1.

Já a partida entre os axadrezados e os gilistas começou com uma vitória da pantera negra por 1-0, com Diogo “Valada” Valada e Diogo “chucky7” Borges a comporem a dupla vencedora. No segundo embate, os gilistas responderam com um triunfo por 3-0, conquistado pela dupla composta por Carlos “wassup” Pimenta e António “godiiinho” Godinho.

A classificação do grupo B:

Equipa Registo DG Pontos
1.º SC Braga/EGN 2-0-0 +7 6
2.º SL Benfica Teleperformance 2-0-0 +3 6
3.º Gil Vicente FC Vincera 1-0-1 +2 3
4.º CD Santa Clara 1-0-1 +1 3
5.º GC FC Vizela 1-0-1 -1 3
6.º Boavista FC 1-0-1 -2 3
7.º FC Arouca by Quest 0-0-0 0 0
8.º FC Famalicão 0-0-2 -3 0
9.º Portimonense SC 0-0-2 -7 0

 

Após a primeira jornada, eFCPorto SoccerSoulFC Arouca by Quest são as únicas equipas que ainda não se estrearam. A eLiga Portugal regressa a 7 de dezembro para a segunda jornada da fase regular.