Zhang “Peter Zhang” Yi, ex-treinador e diretor de desenvolvimento de jogadores da TSM, foi banido permanentemente pela Riot. A decisão foi comunicada na segunda-feira pela produtora americana.

Em março deste ano, Zhang foi demitido da TSM por alegados comportamentos antiéticos e conflito de interesses, denunciado por jogadores e staff. Por essa altura, a organização contratou uma equipa de advogados para investigar as irregularidades que se viriam a confirmar no final do processo.

O ex-treinador terá desviado cerca de 250.000$ dos salários de dois jogadores prometendo que seriam pagos por uma entidade externa e terá ainda ficado encarregue de vender o carro de um outro atleta, não pagando a totalidade da venda ao mesmo. Além disto, as evidências ainda apontam para que este durante a sua atividade tenha partilhado informações confidenciais sobre o recrutamento da equipa em troca de benefícios pessoais.

No decurso da investigação a Riot, que colaborou com a equipa de advogados da TSM, permitiu que Peter Zhang se pudesse defender das acusações, mas o chinês não conseguiu provar a sua inocência. O resultado disso, foi a sanção máxima em todas as competições da Riot a nível mundial.