broky FaZe
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

FaZe não podia ter tido um pior arranque no IEM Rio Major 2022. Depois de ter desperdiçado uma vantagem de 13-4 no encontro de abertura frente à Cloud9, a equipa que venceu o PGL Major Antwerp 2022 somou o segundo desaire consecutivo, desta feita com um convincente 6-16 às mãos da Vitality, e está a uma derrota de ser afastada da corrida ao título no Rio de Janeiro.

As duas equipas encontraram-se em Inferno e os pupilos de Finn “karrigan” Andersen até tinham a vantagem de começar do lado defensivo. No entanto, nada foi de acordo com o planeado para a equipa europeia. Do outro lado, com Mathieu “ZywOo” Herbaut e Emil “Magisk” Reif em grandes níveis individuais, a Vitality arrancou para uma primeira parte extremamente positiva e que se traduziu num resultado de 12-3 ao intervalo.

Na segunda parte, a FaZe ainda voltou ao marcador, mas nunca deu a sensação de que uma reviravolta pudesse acontecer. Bem pelo contrário, o sentimento era de que sempre que a Vitality forçava um pouco, os líderes do ranking mundial não conseguiam acompanhar. Dessa forma, não surpreendeu que a equipa de Dan “apEX” Madesclaire tenha fechado o embate com o 16-6 pouco depois.

No fim do primeiro dia de prova, a FaZe está em sérios riscos de ser afastada na Legends Stage e de ficar fora da corrida à conquista do segundo Major em 2022 e do Intel Grand Slam. A equipa de karrigan vai ter que vencer três encontros consecutivos em BO3 para seguir em frente na competição.

Quanto à Vitality, é uma das equipas que fecha o primeiro dia com o registo de 1-1. A Liquid também corrigiu o mau arranque e venceu a Sprout (16-5, Inferno) para somar a primeira vitória. No que toca às equipas com o registo de 2-0 e que vão jogar pelo apuramento já no próximo embate, a lista tem agora os nomes da Cloud9 e da BIG inscritos. Os russos derrotaram a NAVI (16-14, Mirage) e os alemães bateram a MOUZ (16-7, Mirage).