rain FaZe
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A FaZe Clan e a BIG são as duas últimas sobreviventes na Roobet Cup. Os dois conjuntos apuraram-se esta quarta-feira para a grande final da competição.

Na primeira meia-final, a equipa da BIG apresentou-se a um grande nível para derrotar a Cloud9 em apenas dois mapas. O conjunto alemão escolheu Dust2 e proporcionou uma verdadeira aula na primeira parte do mapa. No lado atacante, a BIG arrancou para uma vantagem de 14-0 e só na derradeira ronda da primeira metade é que a Cloud9 conseguiu colocar-se no marcador.

Na segunda parte, os jogadores russos mostraram outra cara na ofensiva e ainda conseguiram uma pequena recuperação. No entanto, a vitória da BIG nunca esteve em causa e os germânicos fecharam o mapa com um 16-9. A série seguiu depois para Inferno, onde se veio a resolver.

No lado defensivo, a equipa de Johannes “tabseN” Wodarz conseguiu uma boa primeira parte, tendo chegado aos dois dígitos no marcador (10-5). Na segunda metade, a Cloud9 conseguiu reentrar no encontro, mas acabou por não ser o suficiente para forçar o Vertigo. Com 30 kills de Florian “syrsoN” Rische, a BIG fechou o mapa em 16-12 e apurou-se para a final.

FaZe consegue reviravolta

A segunda finalista da Roobet Cup é a FaZe Clan, que se juntou à BIG depois de ter derrotado a Astralis. A equipa de Finn “karrigan” Andersen começou a série em desvantagem, mas venceu os últimos dois mapas para conseguir ter acesso à grande final.

O encontro começou com Overpass, mapa que foi escolhido pela Astralis. Os dinamarqueses mostraram-se confortáveis desde o primeiro minuto no mapa e conseguiram sete rondas no lado ofensivo, número que permitiu à equipa de Lukas “gla1ve” Rossander encarar a segunda metade com maior tranquilidade. Apesar da réplica da FaZe Clan, que se manteve na discussão do resultado, o triunfo acabou por sorrir à Astralis (13-16), com Benjamin “blameF” Bremer a apontar 26 kills e a ser o grande destaque.

A série entrou depois em território da FaZe Clan, que escolheu Mirage para segundo mapa. Os vencedores do PGL Major Antwerp 2022 mostraram-se muito eficazes no lado atacante do mapa e chegaram ao intervalo com uma vantagem de 10-5 que deixou tudo praticamente resolvido. Na etapa complementar, a Astralis ainda encurtou distâncias, mas o resultado de 16-11 a favor dos líderes do ranking mundial empurrou mesmo o encontro para o terceiro mapa, Dust2.

Com o ascendente do seu lado, a FaZe Clan não perdeu tempo para assumir a liderança no derradeiro mapa. A primeira parte chegou ao fim com a equipa de karrigan a liderar por 10-5, após uma metade bem sucedida no lado defensivo. Na segunda parte, a Astralis ainda tentou reagir após a perda do pistol round, mas não conseguiu mais do que duas rondas antes da FaZe Clan fechar o mapa em 16-7.

Esta quinta-feira, FaZe Clan e BIG disputam a grande final da Roobet Cup. O encontro vai ser jogado num formato BO3 a partir das 18 horas e o vencedor leva para a casa a maior fatia do prize pool: $150,000. O vice-campeão vai sair da competição com um cheque no valor de $50,000.