Twistzz FaZe BLAST
Fotografia: BLAST Premier

FaZe e a Heroic são as duas grandes finalistas da BLAST Premier: Fall Final 2022. Os dois conjuntos venceram este sábado os respetivos compromissos nas meias-finais e vão discutir o troféu este domingo na Royal Arena, em Copenhaga.

Na primeira meia-final, os vice-campeões do IEM Rio Major 2022 eliminaram a Liquid com o resultado de 2-1 (16-10 Overpass, 17-19 Inferno, 16-9 Vertigo). Depois de ter carimbado a escolha de Overpass sem grandes dificuldades, a Heroic caiu em Inferno após prolongamento, num mapa onde Mareks “YEKINDAR” Galinskis e Keith “NAF” Markovic combinaram para 69 das 132 kills da equipa norte-americana.

A decisão ficou adiada para Vertigo, onde a equipa dinamarquesa voltou a sobressair. A Heroic tirou proveito do facto de começar no CT side e construiu uma vantagem de 11-4 que soube depois gerir para fechar a série.

FaZe ressuscitou dos mortos

FaZe, por outro lado, esteve quase derrotada. A equipa de Finn “karrigan” Andersen recuperou de uma desvantagem de 7-14 e anulou um match point no segundo mapa para operar a reviravolta perante a NIP e vencer por 2-1 (11-16 Overpass, 19-17 Nuke, 16-8 Mirage).

O primeiro mapa foi bastante controlado por parte dos ninjas. Depois de terem conseguido sete rondas a atacar, os comandados de Aleksi “Aleksib” Virolainen — liderou por exemplo, com 27 kills — apresentaram um CT side muito sólido para fechar o mapa sem problemas de maior.

Em Nuke, escolha do adversário, a NIP teve tudo para fechar o encontro. Depois de ter conseguido um 9-6 a favor no CT side, algo que até nem era muito positivo, o emblema sueco entrou muito bem no T side e chegou rapidamente a uma liderança de 14-7. A recuperação da FaZe traduziu-se em sete rondas consecutivas para empatar, mas foi a NIP a primeira a chegar ao match point. Entre a espada e a parede, a equipa de karrigan sobreviveu, venceu no prolongamento e transportou o ímpeto para Mirage, onde fechou a série apesar dos esforços de Ludvig “Brollan” Brolin (fez 25 kills, 20 delas na primeira parte).

Este domingo, FaZeHeroic disputam a grande final da prova a partir das 16h30. Em jogo está um prémio monetário de 200 mil dólares e um lugar na BLAST Premier: World Final 2022.