rain FaZe
Fotografia: Miguel Pinto/Fraglider

A principal notícia deste domingo e, até ao momento, do IEM Rio Major 2022 é a eliminação de FaZe. A equipa europeia terminou este domingo a sua participação no torneio com uma derrota por 1-2 frente à Bad News Eagles.

Após a derrota e consequente eliminação, a FaZe entra para uma lista bastante restrita de campeões em título que são eliminados precocemente num torneio. É verdade que só começaram no Legends Stage, mas, nesta fase do torneio, nenhuma equipa detentora do troféu foi eliminada antes de FaZe.

Isto faz com que a formação europeia, campeã em título, tenha realizado um dos piores registos de sempre: participar num Major como campeão e ser eliminada sem vencer uma única partida, o que faz com que terminem o IEM Rio Major 2022 no 16.º lugar.

À partida para esta competição, FaZe era vista como uma das principais favoritas a vencer, mas isso não se traduziu em triunfos por si só. A estreia frente a Cloud9 não correu bem, com uma vantagem de 11-4 desperdiçada. No jogo seguinte, em Inferno, foram desmantelados por Vitality e, no dia de hoje, sofreram uma derrota por 1-2 contra Bad News Eagles, que acabou com a sua participação no Major.

Desde que, em 2017, foi introduzido o modelo suíço atual, nunca nenhum campeão em título foi eliminado tão cedo. De resto, é apenas a segunda ocasião na história em que o vencedor de um Major é eliminado na estreia no Major seguinte. A primeira vez foi em 2016, no anterior formato, com a Envy a ser afastada no MLG Major Championship: Columbus com duas derrotas em BO1, frente a CLGGambit.